Significado de Vida Loka

O que é - Vida Loka

Vida loka significa uma forma de vida exaltada em músicas tocadas pelos “mc” (mestre de cerimônias), mais conhecidos atualmente como funkeiros.

Ter uma “vida loka” é ter uma vida sem quaisquer regras ou limites, é viver uma vida cheia de aventuras e elevado perigo. E muitas vezes isso inclui viver uma vida fora da lei.

De acordo com algumas pessoas, o termo “vida loka” se originou da expressão em inglês “thug life”, criado por rappers americanos. Essa expressão foi entendida como “vida difícil”, contrariando a tradução de “vida bandida”.

O termo “vida loka” é usado para qualificar um estilo de vida intenso, cheio de obrigações e tarefas a serem feitas. Ter uma vida loka é ter uma vida cheia de preocupações, obstáculos e principalmente sendo agitada.

Thug Life: A origem do termo vida loka

O termo Thug Life se originou de um movimento social criado pelos rappers americanos Tupac e Razvan Birt, com o objetivo de reduzir as mortes de causa banal e a violência em regiões mais pobres do EUA.

O intuito de tal movimento era sugerir aos “thugs” (bandidos), regras a serem seguidas sobre o que era ou não permitidos dentro das favelas, por exemplo: era proibido sequestro ou mortes banais, venda de drogas as crianças e residentes dessas comunidades.

E isso teve por consequência a redução drástica do número de violência nessas áreas mais desfavorecidas, gerando descontentamento por parte do governo. Esse movimento continha uma espécie de “10 mandamentos” entre os membros de gangue, e dessa forma Tupac se tornou uma “ameaça a sociedade” segundo o governo americano.

Ser um “thug” é ter a certeza que um dia será jugado como “bandido” pela sociedade e saber que pelo menos 3 coisas poderiam acontecer com você:

  1. Você sempre devera proteger seu lugar, e respeitá-lo.
  2. Se ainda não foi, você um dia será preso. Fato.
  3. É possível que morra em um tiroteio.

Música vida loka:

O termo vida loka é usado constantemente em músicas, atualmente muito utilizada em funks pelos “MCs”, mas no passado também foi título de uma música gravada pelo cantor sul-americano, Rick Martin: Livin’ La Vida Loca, que permaneceu no topo das paradas de sucesso em meados de 1999.

Hoje em dia com o termo mais utilizado em funks é normal ouvir músicas serem lançadas diariamente se referindo a viver uma vida loka com altas aventuras, desafios, dificuldades e mais comumente fazendo referências a uma vida criminosa.

É possível encontrar também o termo vida loka em raps nacionais, muitos fazendo referência a dificuldade encontradas por moradores em áreas desfavorecidas, a discriminação da sociedade, aos crimes e tráfico de drogas que ocorrem em favelas, a corrupção do país e problemas sociais, mas também é possível encontrar músicas que trazem uma nova forma de olhar para essa expressão como, ter uma boa vida, ser uma boa pessoa. Como no caso, a música dos racionais MC’s.

Vida loka também ama

Esse termo vida loka também ama faz referência ao sentimento entre duas pessoas que vivem uma vida perigosa e muitas vezes, é usado também para representar casais ou união repleta de brigas e desavenças.

Muitas pessoas se sujeitam a isso por se sentirem presas ao outro, por causa do sentimento sentido. Pode ser usado para qualificar um amor não correspondido ou um amor pela pessoa errada, que vive uma vida de crimes.

O significado de Vida Loka está na categoria Significados