Significado de violência

O que é violência

Violência significa utilizar a agressividade intencionalmente, ou seja, empregar a força física e intimidação moral para ameaçar ou cometer algum ato violento que pode acabar resultando em acidente, morte ou trauma psicológico.

Essa palavra origina-se do Latim“violentia”, o que quer dizer agir com veemência e impetuosidade ou “violentus”, aquele que age pela força. Violência também está relacionada à outra palavra do Latim, “Violare” que significa desonrar, ultrajar ou tratar algo ou alguém com brutalidade.

A violência tratada a fundo é um tipo de violação à integridade física, moral e psicológica que pode causar danos irreversíveis aos outros. É o desrespeito aos diretos considerados inalienáveis da condição humana.

Violência Doméstica

A violência doméstica é um dos tipos de violência mais comuns em nossa sociedade. Ela acontece de forma explícita ou mesmo velada dentro do contexto familiar. A violência doméstica ocorre entre pessoas que mantêm algum grau de parentesco, como por exemplo, marido e mulher, pais e filhos, irmãos ou outros membros da família.

Os maus tratos a idosos e abusos sexuais contra crianças também são classificados como violência doméstica. Podemos incluir dentro da violência doméstica a violência física, verbal psicológica, sexual, morale patrimonial.

Um tipo de violência doméstica, bem características nos lares hoje em dia, é a violência contra a mulher. Mesmo com Leis de proteção a mulher, como a Lei Maria da Penha, que estabelece que todo caso de violência doméstica intrafamiliar é crime, os índices ainda indicam grande crescimento desse tipo de agressão nos lares brasileiros.

Violência Urbana

A violência urbana é aquela que ocorre com maior frequência nos meios urbanos. Ela é considerada uma contravenção à lei e violação a ordem pública.

Existem vários fatores que podem contribuir para o aumento desse tipo de violência, incluindo fatores como pobreza, racismo ou mesmo devido à atuação ineficiente do Estado em combater tal situação.

Roubos, sequestros, brigas e assassinatos são muito comuns em grandes centros urbanos, o que acaba afetando a qualidade de vida de todos os cidadãos que pagam seus impostos, mas não obtêm retorno em relação a políticas de segurança pública.

A violência urbana acaba gerando graves danos a sociedade como um todo, pois a mesma influencia no aumento da miséria, da fome e em outros tipos de violência que violam os direitos humanos, incluindo seu direito de ir e vir.

Alguns exemplos de Violência

  • Violência física: é um tipo de violência onde há o uso da força na tentativa de ferir o outro.
  • Violência Verbal: a violência verbal poder ser um comportamento agressivo utilizando palavras de baixo calão, injúrias, ofensas, insultos ou até mesmo um comportamento de silêncio em determinadas situações, que muitas vezes é mais ofensivo do que as palavras em si.
  • Violência psicológica: Essa é uma forma de violência mais comum do que se pensa. Ela se caracteriza pela manipulação, humilhação, depreciação, discriminação e desrespeito, ou seja, é a tentativa de degradação do emocional do outro. É um tipo de violência desumana, pois não deixa marcas físicas, mas emocionais para o resto da vida.
  • Violência sexual: Violência que utiliza a força física ou verbal para obrigar a outra pessoa a ter contato sexual com o agressor ou terceiros contra sua vontade.
  • Violência moral: é o ato de praticar injúrias, calúnias, mexer com a idoneidade e a hora de uma pessoa.
  • Violência patrimonial: a violência patrimonial, prevista em lei, é qualquer tipo de conduta ou ato de violência que configure dano, retenção, subtração ou distribuição de objetos, documentos pessoais, valores, bens e direitos.

O significado de violência está na categoria Significados