Significado de Vivência

O que é Vivência

Vivência é um substantivo feminino que indica o processo ou a manifestação de se estar vivo. Vivência também tem como significado a experiência ou também o modo de vida que a pessoa tem.

A palavra vivência, dentro deste último sentido, é muito comum de nosso cotidiano. A vivência pode ser das mais variadas, mas é sempre caracterizada a partir daquilo que a pessoa aprende, de forma profunda, com alguma experiência vivida.

Um exemplo disso é a vivência profissional, em que um longo período desenvolvendo a mesma função ou atuando na mesma área, poderá trazer bastante conhecimento e vivência para aquele profissional, que saberá lidar com os contratempos e situações diárias, já que ele já as vivenciou em outros momentos da vida.

Ainda dentro do aspecto profissional, existem as vivências em grupo, técnicas utilizadas dentro das dinâmicas de grupo para enturmar os candidatos e mesmo os funcionários ao ambiente da empresa, mas também serve como forma avaliativa.

No linguajar do mercado de trabalho, é comum ter o que chamam de área de vivência, setores separados da parte onde as pessoas trabalham e que servem para as pessoas satisfazerem suas necessidades básicas de alimentação, descanso, higiene e lazer.

Vivência além da profissão

Há também a vivência espírita que, assim como em qualquer religião, indica que a pessoa irá crescer na fé e no conhecimento acerca daqueles ensinamentos após vivenciar muitas coisas, seja por meio de conversas com seres mais evoluídos, por leituras ou por meio de outras fontes.

Pelo termo estar ligado à questão da experiência como forma de ajudar a encarar os desafios, há até mesmo sites que transmitem vivências em frases com mensagens positivas, até mesmo de autoajuda, sejam de autores desconhecidos, escritores ou pessoas comuns.

Vivência: acentuação e seus sinônimos

Vale salientar que, apesar de muitas pessoas terem dúvidas com respeito à acentuação da palavra, se é vivência ou vivencia, o correto é aplicar o acento circunflexo sobre a letra “e”. Vivência é o substantivo, o que expressa o valor da vida, enquanto que vivencia é um verbo na terceira pessoa do singular, por exemplo: Ele vivencia coisas que só quem tem um filho solteiro podem vivenciar.

O termo vivência possui sinônimos que diferem diante do sentido que se quer dar para a palavra. No sentido de vida, podemos apontar as palavras “vida” e “existência”. Já quando o sentido é de conhecimento adquirido por meio de experiências vividas pelas pessoas, os sinônimos de vivência são:

  • Aprendizado;
  • Conhecimento;
  • Escola;
  • Experiência;
  • Prática;
  • Saber;
  • Traquejo.

A palavra vivência em inglês deve ser traduzida como experience.

O significado de Vivência está na categoria Significados