Significado de Volátil

O que é - Volátil

Volátil é o termo utilizado para nomear aquilo que voa ou que tem a capacidade de voar. Ele provém do latim volare.

Volátil também é um adjetivo comum de dois gêneros muito utilizado para caracterizar alguém que é inconstante, que muda de ideia a todo o momento ou algo que não é estável.

Alguns sinônimos podem ser usados com o mesmo sentido, tais como: volúvel, instável, inconstante, variável, mutável, mudável, alterável, incerto. 

O oposto de volátil é estável, inalterável, imutável, invariável ou previsível.

Essa palavra também é empregada no campo da Economia e das Finanças. Ela é usada para se referir à instabilidade que ocorre no mundo financeiro e na volatilidade do mercado de ações.

Ela ainda pode ser utilizada para exprimir algo que não é sólido, não está inerte ou que não é eterno, assim como coisas que não possuem matéria ou que seja espiritual.

Volátil, no campo da Química, se refere a tudo que pode ser transformado em gás ou vapor. São os elementos que evaporam com facilidade no meio ambiente.

Essas substâncias químicas passam do estado líquido para o vapor ou mesmo para o estado gasoso, isso sem que haja a necessidade de aquecimento. Existem inúmeros produtos que são voláteis no mercado como, por exemplo, o álcool, o éter, a acetona e muitos outros. Esses produtos precisam ficar bem armazenados para que não evaporem.

Existem muitos outros componentes químicos que não devem ser inalados de forma nenhuma, uma vez que podem trazer consequências sérias, como intoxicação e danos cerebrais irreparáveis para o ser humano.

Na área da informática são empregados os termos volátil e não volátil para se referir às memórias RAM e ROM. No caso, a memória RAM é um tipo de memória volátil, isto é, a memória só guardará as informações por um curto período de tempo. Isso quer dizer que assim que o computador for desligado todas as informações serão perdidas.

Já na memória não volátil, todas as informações ficam armazenadas no computador, em um arquivo, área de trabalho ou qualquer outro dispositivo, como é o caso da memória ROM.

O significado de Volátil está na categoria Significados