Significado de Vulcanismo

O que é Vulcanismo

Vulcanismo é compreendido como as ações de um vulcão. O vulcanismo se refere à atividade por onde o material magnético é expulso do interior da terra para a superfície.

Um vulcão é uma montanha que é gerada por erupções de lavas, que são materiais magmáticos que estão em estado de fusão, e por partes de rochas e cinzas que formam vapor e gases. Esse material sai pela superfície através de uma cratera que se forma.

Esse material que é expelido por um vulcão se aglomera na superfície e se transforma no que é considerado de “relevo postiço”, ou “relevo vulcânico”, que na maior parte das vezes adquire o formato de cone e possui uma alta elevação.

Ocorrências com vulcões:

O vulcanismo não é uma ocorrência comum nos continentes. A maior parte dos vulcões está localizada a beira de placas tectônicas, especialmente no decorrer de litorais. As placas tectônicas, ao se distanciarem, ocorre erupções mais impulsivas.

Quando os vulcões estão sempre em estado de erupção, eles são considerados vulcões ativos. Já os vulcões que não sofrem erupções e estão inativos, são considerados extintos.

Vulcanismo no Brasil:

Atualmente no Brasil não existem registros de ações de vulcões. Há muito tempo, mais de 130 milhões de anos atrás, uma quantidade elevada de magma fumegante oriunda do interior da Terra entrou em erupção por meio de rachaduras no solo e se alastrou por cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados.

Essas lavas afetaram algumas regiões localizadas no centro-oeste e região sudeste e na região sul do Brasil em sua totalidade, afligindo também áreas do Uruguai, Paraguai e Argentina.

A atuação desse vulcanismo originou as rochas da Província Magmática Paraná e o material se tornou sólido, sobretudo em forma de basalto. 

A história da geografia do Brasil também descreve que as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha, São Pedro, Trindade e São Paulo foram formados a partir das erupções que ocorreram no período Terciário, durante a Era Cenozoica.

Durante a Era Mesozoica, também houve relatos de uma ação vulcânica na região do Brasil que foi muito intensa nas áreas de São Sebastião no estado de São Paulo, Poços de Caldas e Araxá no estado de Minas Gerais, Lajes no estado de Santa Catarina e em Itatiaia e Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro.

Vulcanismo no mundo

A maior parte das referências de vulcanismo no mundo está na região do Círculo de Fogo do Pacífico que vai das Filipinas até a Cordilheira dos Andes, onde estão localizados cerca de 80% dos vulcões formando um alinhamento, que passa pelas costas do ocidente na América do Norte e Japão.

O Círculo de Fogo do Atlântico compreende as Antilhas, Mediterrâneo, Abrange América Central, Cabo Verde e Cáucaso.

Vulcanismo e terremotos

A relação entre o vulcanismo e os terremotos, basicamente, ocorrem quando um vulcão entra em erupção e abala as placas tectônicas do solo, que estão flutuando sobre uma densa camada de magma terrestre. Com a atividade do vulcão e o movimento intenso das lavas erodindo nos vulcões em erupção, a terra é abalada e as placas tectônicas se movem causando assim, terremotos.

O significado de Vulcanismo está na categoria Significados