Significado de WAP

O que é WAP

WAP é a abreviação da expressão em inglês Wireless Application Protocol, que traduzida para o português significa Protocolo de Aplicações Sem Fio. É uma tecnologia que permite a conexão de internet em aparelhos portáteis como celulares, notebooks, PDAS e outros.

Quando foi criado na década de 1990, o WAP pretendia que as pessoas pudessem visualizar e acessar dados da internet em aparelhos sem fio com a mesma eficiência dos computadores e das conexões via cabo. Foi criada uma linguagem denominada de WML (Wireless Markup Language ou Linguagem de Marcação para Comunicações sem Fio).

No início, essa nova tecnologia foi bastante criticada, pois apresentava um serviço pouco vantajoso para os usuários, pois a conexão era lenta e tinha um alto valor agregado a seus serviços; principalmente a falta de recursos visuais, o que não despertava o interesse dos usuários pela aquisição desse novo sistema. O WAP ainda encontra muitas dificuldades tecnológicas o que faz com que ele não seja tão usado.

No início do século XXI, surgiu uma nova tecnologia que também utilizava o modo wireless, ou seja, o sem fio chamado de Wi-Fi: expressão em inglês para Wireless Fidelity que traduzida ficaria como “Fidelidade sem fio”.

O Wi-Fi se tornou rapidamente muito mais vantajoso para os usuários da internet, pois além das operadoras não cobrarem pela navegação, a conexão é rápida e extremamente eficiente. Só há algumas desvantagens como, por exemplo, a necessidade de pontos de acessos, mais conhecidos por hotspot, mas nada que seja tão sério a ponto de deixar de ser uma excelente tecnologia para os dias de hoje.

 

 

 

 

O significado de WAP está na categoria Significados