Web 2.0 é um termo empregado para descrever a segunda geração de comunidade e serviços presente na internet, que tem o intuito de promover maior participação e interação. O termo ganhou popularidade por volta do ano de 2004 através da empresa norte-americana O’Reilly Media, a qual possuía o conceito de Web como uma plataforma que envolve aplicativos, buscadores, blogs, redes sociais e tecnologia da informação.

Com a Web 2.0 é mais fácil realizar o upload de informações mesmo que o usuário não possua conhecimentos específicos de códigos HTML, pois há uma maior expansão de códigos e recursos que permitem o acesso rápido e dinâmico.

A Web 2.0 é a evolução da web, que no início não oferecia tantas facilidades, uma vez que a mesma estava nos seus primórdios. Contudo, agora é possível e ficou mais simples e ágil enviar informações a qualquer momento, por qualquer usuário conectado à internet.

Dessa forma, o conceito empregado é de se estabelecer maior facilidade de acesso, através da interligação entre os vários mecanismos, recursos, extensões, aplicativos e blogs com a colaboração de acrescentar informações que são importantes para o conhecimento dos diversos assuntos.

Hoje existem vários portais e sites colaborativos, como, por exemplo, o Wikipedia, que faz parte dessa inovação. É um site de informação livre onde o usuário pode acrescentar dados que não foram incluídos, como forma de auxiliar e permitir a transmissão dos conhecimentos a todos que tiverem interesse.

Web 2.0 e Educação

A Web 2.0 permitiu maior compartilhamento diário de informações por milhões de pessoas conectadas em todo o mundo. Nesse ínterim, a área da Educação foi uma das mais beneficiadas, tendo em vista que um aluno consegue ter acesso a plataformas e fóruns de debate, pode fazer cursos online como o modelo EAD (Educação a Distância), acessar o site de diversas bibliotecas regionais, nacionais e internacionais, como também fazer o download de livros técnicos e literários para o aprimoramento de seus conhecimentos.

Além disso, plataformas de vídeo como o Youtube e o Vimeo contribuíram para a realização e divulgação de vídeos educativos, canais de estudo e vídeo-aulas exclusivas para os usuários cadastrados em contas de professores particulares, cursos e instituições de ensino.

Web 2.0 name generator

Trata-se como o termo inglês indica “a geração de nomes”, ou seja, é uma ferramenta que permite encontrar, em meio à pesquisa aleatória, novos nomes para sites ou blogs já que existem milhares de páginas e redes sociais na internet.

Um dos sites mais populares que ajudam a encontrar novos nomes de domínios é o Dotomator.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.