Significado de Xantelasma

O que é Xantelasma

Xantelasma é o nome de uma doença de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolsas um tanto amareladas e salientes que aparecem em conjunto na região das pálpebras. A xantelasma também pode ser chamada de xanteloma e é um tipo de xantoma.

O significado de xantelasma está ligado à medicina e à doença de pele, sendo o tipo de xantoma mais comum. Os xantomas ocorrem em pessoas com distúrbio de metabolismo de lipídios, principalmente o colesterol. Caracterizam-se pelo aparecimento de lesões cutâneas geradas pela acumulação de gordura nos macrófagos, células da pele responsáveis por defendê-la de corpos estranhos.

As lesões na pele além de amareladas são planas, e se caracterizam por serem mais endurecidas do que a pele nas redondezas de onde ela se encontra. O xantelasma não causa dor ou qualquer outro tipo de sintoma, mas, esteticamente, sua presença na pele pode causar constrangimentos.

Tratamento e Prevenção do Xantelasma

As lesões características do xantelasma de desenvolvem de forma lenta, até atingir o seu ápice e estacionar. Para se livrar do xantelasma, somente através de tratamento médico. O tratamento remove ou destrói as lesões completamente e, em geral, é feito com a aplicação de alguma substância cáustica que provoque uma cauterização química, por eletrocoagulação, por laser, ou ainda através de intervenção cirúrgica. Conforme for o caso, o xantelasma deverá receber um tratamento específico.

Para minimizar os riscos do aparecimento do xantelasma, recomenda-se o controle dos lipídeos no sangue, como por exemplo o colesterol e os triglicerídeos. Uma dieta que elimine ao máximo a gordura e que seja rica em fibras também é bastante indicada para a prevenção. A prática de exercícios físicos também ajuda o corpo a ficar imune ao xantelasma. Contudo, em alguns casos, para se conseguir uma redução dos níveis de colesterol no sangue será necessária a utilização de medicamentos hipolipemiantes.

O significado de Xantelasma está na categoria Significados