Significado de Xenolália

O que é Xenolália

Xenolália é o termo usado para se referir à capacidade que um indivíduo possui em falar um idioma estrangeiro desconhecido. Por exemplo, uma pessoa é capaz de começar a falar chinês fluentemente sem nunca ter aprendido essa língua, sem ser chinesa e sem conviver com chineses.

De acordo com o significado de xenolália, os idiomas falados podem ser os mais comuns como também aqueles que já não se usam mais, como é o caso da língua sânscrita e aramaica.

Muitos estudiosos consideram a expressão xenolália como um fenômeno metapsíquico (qualquer manifestação que não pode ser explicada, que parece incompreensível ou anormal), vez que nessas situações a pessoa fala com bastante fluência um ou mais idiomas sem nunca os terem estudado ou jamais tenha tido qualquer tipo de conhecimento do vocabulário em questão, nem mesmo o básico.

Xenolália origem

A palavra xenolália é um termo que advém da Xenoglossia, uma expressão de origem grega onde xeno significa “estranho” e glosslíngua”.

Xenolália e glossolália

As palavras xenolália e glossolália possuem semelhanças, devido a isso, muita gente confunde seus significados. A glossolália também significa falar em línguas. No entanto, se refere ao ato de falar línguas celestiais. Nos círculos religiosos (especialmente entre os cristãos), é comum fazer referência do termo glossolália como a língua dos anjos.

Dessa forma, algumas pessoas acreditam que as vocalizações expressadas são sem sentido, e outras consideram a glossolália como uma parte de uma língua sagrada. As que não creem nesse fenômeno citam a doença mental, a aprendizagem social e a hipnose como explicações para tal fato.

Ainda segundo algumas pessoas, na glossolália as falas são caracterizadas pela repetição da cadeia sonora com raras unidades linguísticas previsíveis sem qualquer significado sistemático, e até mesmo o falante é incapaz de repetir qualquer enunciado que antes havia expressado.

Os cristãos fazem referência a glossolália diretamente na Bíblia. De acordo com o capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos, Jesus estava reunido com seus apóstolos no Cenáculo de Jerusalém e no local havia cerca de 120 pessoas presentes e todas começaram a falar em outras línguas através do Espírito Santo.

Esse acontecimento atraiu bastante atenção das pessoas na época, já que os discípulos de Jesus eram pobres, simples e não tinham aprendido tais línguas faladas e nem possuíam grandes conhecimentos. Eles eram reconhecidos apenas como meros pescadores que seguiam o filho de Deus.

O fenômeno xenolália permaneceu por um bom tempo esquecido entre as pessoas de todo o mundo, porém retornou após o surgimento dos movimentos religiosos pentecostais como a Renovação Carismática e o Protestantismo.

Em algumas religiões durante as celebrações religiosas e realização de cultos, acontece o chamado “orar ou falar na língua dos anjos”. As vocalizações oriundas dessa capacidade podem ser:

  • Frases completas.
  • Balbucios de palavras ou sons.
  • Ou pronúncia de palavras.

Os religiosos consideram o falar em línguas estranhas como um dom celestial conferido às pessoas que devem seguir o mandamento de ajudar o próximo. Eles asseguram também que o objetivo do dom de línguas é anunciar a salvação e a boa notícia por meio de Cristo.

O significado de Xenolália está na categoria Significados