Significado de Yeshua Hamashia

O que é Yeshua Hamashia

Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que é tida como o nome de Jesus Cristo.

O nome Yeshua é formado por quatro letras ישוע (Yod, Shin, Vav e Ayin) que, juntas, significam Salvar. A origem do nome Hamashia não é conhecida.

O significado de Yeshua Hamashia é: aquele que salva.

O que é Yeshua Hamashia

Jesus e seus apóstolos falavam aramaico ou uma mistura de hebraico e aramaico, por isso, o nome Yeshua Hamashia possui exatamente a mesma grafia em ambos os idiomas. O hebraico é a língua sagrada dos judeus e, por isso, a utilizada em seus ritos. Jesus, como judeu, sabia hebraico.

No Novo Testamento da Bíblia o nome aparece com outra grafia: Yeshu ha Notzri. No filme A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson, é possível perceber que Maria chama seu filho pelo nome de Yeshua. O filme foi gravado não em inglês, mas sim nas línguas faladas na época: aramaico e latim.

Há debates acerca da veracidade da informação de que Yeshua foi o nome de Jesus, pois há quem diga que ele seja uma forma reduzida do nome Josué יהושע (Yehoshua). Um dos fatos que suporta essa teoria é que ambos os nomes, ao serem transliterados para a língua grega, passaram como a forma Ιησούς (Iesous).

No Talmud, livro sagrado dos judeus que contem discussões rabínicas, é possível encontrar um trecho que cita alguém chamado Yeshu e que parece ser Jesus Cristo. No texto, é diso que ele era culpado de fazer Israel se desviar do caminho e que ele havia sido pendurado (crucificado?) na véspera da Páscoa.

Apesar de muitos estudos, ainda não sabemos definitivamente se esse era o nome de Jesus Cristo. O que se sabe é que ele falou aramaico e que Yeshua existia em aramaico.

O significado de Yeshua Hamashia está na categoria Significados