Significado de Yuppies

O que é Yuppies

Yuppies é o plural de yuppie, que por sua vez é uma palavra que deriva da sigla YUP, que significa Young Urban Professional, expressão do idioma inglês que pode ser traduzida como jovem profissional urbano.

Os yuppies são uma espécie de tribo urbana que surgiram em meados dos anos 1980 no contexto do neoliberalismo e como uma espécie de reação a geração anterior onde os jovens mais antenados e descolados eram de alguma forma associados aos hippies. Assim, o nome yuppie também é um tipo de brincadeira com o nome hippie.

Esses yuppies eram jovens de idades que se estendiam até aproximadamente 40 anos e que, ao contrário dos hippies, tinham grande interesses pelos bens materiais, pelo consumo e pelo sucesso profissional. Eram jovens, em geral, oriundos da classe média e da classe alta que estavam perfeitamente adaptados ao capitalismo e se sentiam bem contribuindo para o sistema, ao contrário dos hippies que eram contra o capitalismo e buscaram desenvolver formas de vida e expressão que iam contra o sistema.

Os yuppies são um dos estereótipos dos anos 1980, onde vemos jovens vestidos de terno e gravata, dedicando-se duramente ao sucesso profissional, ao acúmulo de dinheiro e à vida de luxo e prazer proporcionada pelo dinheiro. São jovens de uma opinião política conservadora ou que não se interessam por política, focados mais no trabalho, no enriquecimento e no consumo.

Nos anos 1980, os yuppies serviram de modelo para muita gente, um modelo que estava perfeitamente em sintonia com o sistema econômico que passava a vigorar no mundo depois da ascensão de Margaret Thatcher e Ronald Reagan ao poder. Contudo, com o tempo, muitos desses yuppies frustraram-se e passaram a perceber que a vida é muito mais do que dinheiro e acumulação material, crise que foi retratada em filmes como Clube da Luta e Wall Street – Poder e Cobiça.

O significado de Yuppies está na categoria Significados