Significado de Zelo

O que é Zelo

Zelo é um substantivo masculino de origem grega zelos, que significa dedicação, desvelo por alguém, interesse, cuidar, proteger alguma coisa, objeto ou ser. Quando uma pessoa demonstra grande afeição para outra se diz que ela é zelosa e, em alguns casos, o termo pode ser considerado como uma espécie de ciúme uma vez que, o zelo por alguém pode ser demasiadamente excessivo.

De todo modo, uma pessoa é considerada zelosa quando a mesma se preocupa com o bem estar daquela por quem nutre profunda afeição e admiração. Se for uma mãe ou pai terá muito cuidado e atenção com o filho buscando observa-lo constantemente, para verificar se o mesmo está bem ou não, assim como apoia-lo e incentiva-lo em suas ideias e objetivos, e ter preocupação e cuidados com sua alimentação.

Quando o zelo envolve um casal de namorados ou mesmo pessoas casadas é percebido através de gestos de carinho, companheirismo, mimos e lealdade. Quando alguns profissionais possuem zelo pelo seu trabalho ou profissão fará todas as atividades com dedicação, cuidado, seriedade e comprometimento.

O zelo ou ato de zelar também é visto por pessoas que possuem animais de estimação. Nestes casos, a pessoa dedicará todo o seu amor, carinho, proteção e cuidados para que o seu animal tenha saúde e seja feliz em sua companhia. Ou seja, não se restringe a ofertar somente água, ração e um canto onde o bichinho possa ficar dormindo.

São sinônimos da palavra zelo: afeto, carinho, devoção, cuidado, interesse, preocupação, empenho, disposição, esforço, vontade, atenção e diligência. Como antônimos de zelo têm-se: negligência, descuido, displicência e omissão.

Até na Bíblia Sagrada é possível encontrar em vários versículos menções sobre o zelo de Deus, o qual nutre por suas criaturas. Em passagens como em 2 Reis 10:16 o zelo de Deus é mencionado através da execução que Ele (Senhor dos Exércitos) irá fazer. Já em Êxodo 20:5, Deus como o Senhor zeloso, castiga os filhos pelos pecados cometidos por seus pais que o desprezam e tal ação se estende até a terceira e quarta geração.

Em outros livros e versículos, o zelo é tratado da seguinte forma: Números 25:11 onde o zelo de Fineias fez com que a ira de Deus fosse desviada sobre os israelitas . Em Josué 23:11 é recomendado se dedicar a Deus com zelo e amor e em Provérbios 19:2 há a recomendação de se ter zelo com conhecimento.

Zelo é também o nome de um deus da mitologia grega (Ζῆλος) que é o responsável pela grandeza, rivalidade e entusiasmo. Ele é filho da oceânide Estige e do titã Palas (em algumas outras versões é considerado filho de Ares) e tem como irmãos: Nice (deusa da vitória, velocidade e força), Bia (deusa da força e da emoção de violência existente nos mortais) e Cratos (deus da força e poder).

De acordo com a mitologia grega, Zelo era um homem fraco, mas que acabou se tornando um herói. Estige foi presenteada por Zeus com uma fonte de águas mágicas e Palas, que lutou contra Zeus para defender os titãs. Nesta mesma guerra, Estige e seus filhos resolveram ficar do lado de Zeus e estes tiveram como recompensa dele a possibilidade de fazer parte do seu poderoso séquito.

 

 

 

O significado de Zelo está na categoria Significados