Significado de Zen

O que é Zen

Zen é um termo que remete a uma tradição que surgiu na China durante o século VI depois de Cristo e se propagou para o Japão por volta do século XII. É uma prática que possui seu fundamento religioso e filosófico no culto budista.

Zen é uma forma de meditação reflexiva que tem como função levar a pessoa a ter um conhecimento direto da realidade durante a análise do próprio espírito.

Na Escola de Zen Budismo, há peculiaridades para quem busca um nível de iluminação pessoal, o chamado ”Satori”. É um estado de compreensão aprofundada de autodisciplina que visa obter a iluminação espiritual, acabar com o pensamento racional e atingir um conhecimento direto da vida.

Para ser um pouco mais claro, o Zen tem como concepções a reflexão e a compreensão a respeito de que:

  • Não há criatura que exista por si só.
  • Não tem como viver indiferente ao próximo.
  • Deve ser dado graças a tudo que o cerca. Como a vida, a natureza, a alimentação, a morada e até mesmo as roupas que cobrem seu corpo.
  • Deve haver harmonia entre a mente e o mundo material.

Zen na Escola Japonesa

No Japão, há quatro Escolas com concepção Zen, são elas: Rinzai, Obaku, Soto e Sanbo Kyōban. Sendo que cada uma dessas escolas enfatizava sempre a forma de alcançar a iluminação.

Na Escola Rinzai, o foco é o processo de trabalho duro com o Koans quanto à prática da arte marcial, meditação, enigmas e charadas para desenvolver a mente de seus discípulos.

Já a escola de Zen Soto é uma das maiores no Japão e também no mundo ocidental. Ela se destaca pela meditação silenciosa e pela busca da própria iluminação do ser.

No Brasil podemos encontrar a Escola Soto em São Paulo, no bairro da Liberdade, local onde vive a maior colônia japonesa. 

A Obaku foi fundada pelo monge chinês Yinyuan Longgi, no ano de 1661, no Japão. Já a escola Sanbo Kyōban ou “Escola dos Três Tesouros” foi criada mais recentemente, em 1954, e procura reunir os ensinamentos de todas as três Escolas anteriores.

Budismo

O Zen faz parte da tradição Budista e se baseia nos ensinamentos de Buda (ser iluminado).

Foi criado em meados do séc. VI, antes de Cristo, por Sidarta Gautama, o líder espiritual dos budistas. O Budismo não é considerado apenas uma religião, e sim uma filosofia que visa preparar o espírito e a mente para obter paz e sabedoria.

Seus ensinamentos também se baseiam na ideia do carma, ou seja, de que toda pessoa deve reencarnar infinitas vezes para passar pelo sofrimento da vida material, sendo que o que foi feito na vida anterior será levado em consideração também na vida seguinte.

O ser humano só se livrará das reencarnações quando chegar ao estado de pureza espiritual ou Nirvana.

O significado de Zen está na categoria Significados