Significado de Zona

O que é Zona

Zona pode ser o mesmo que região, o termo pode ser usado para designar uma área demarcada natural ou artificialmente. Zona pode ser o equivalente a uma faixa territorial, ao tamanho de um território delimitado.

Também se pode dizer que zona é um território dividido de acordo com critérios oficiais, como no caso de uma zona eleitoral, por exemplo. Ou ainda podemos encontrar zona como um território delimitado de acordo com parâmetros geográficos segundo suas propriedades, como no caso da zona rural, por exemplo. No âmbito da geografia, zona é também como são chamadas cada uma das seções componentes da superfície da Terra tendo como limite os círculos polares, os trópico e o equador.

No mundo desportivo, zona é a área que cada setor de uma equipe de jogadores ocupa em uma quadra ou campo, como a zona de defesa e a zona de ataque, por exemplo.

Popularmente, o termo zona é usado como sinônimo de desordem, bagunça, desorganização. O termo ainda é usado para designar um local destinado à prostituição, numa abreviação da expressão completa zona de meretrício.

Muitas são as expressões referentes a algum tipo de delimitação que empregam o vocábulo zona, como por exemplo: zona da mata, zona de atrito, zona de atrito, zona de conforto, zona eleitoral, zona intertropical, zona norte, zona urbana, zona de exclusão aérea, zona Franca e etc.

Zona intertropical é a zona climática compreendida entre os trópicos de câncer e de capricórnio. Nessa região a temperatura se mantem elevada e mais ou menos estável durante todo o ano. Também conhecida como zona tropical essa região tem o seu centro no equador, onde os raios solares são mais incidentes. A maior parte do território brasileiro fica na zona intertropical.

Zona de conforto é como é chamada a área da vida de uma pessoa onde esta não evolui por estar satisfeita com a situação. O que se diz é que para progredir na vida, para ter sucesso, para mudar as coisas é preciso sair da zona de conforto.

Zona Franca é como é conhecida a região de um país onde o comercio é realizado sem a cobrança de tarifas alfandegárias. As zonas francas são instituídas pelos governos para incentivar o empreendedorismo e atrair investidores para determinada região a fim de promover o seu desenvolvimento.

O significado de Zona está na categoria Significados