Significado de Zonas Térmicas

O que é Zonas Térmicas

Zonas térmicas ou zona de iluminação é o nome dado a diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra possui. Seus significados estão diretamente relacionados à latitude e incidência solar.

Devido à forma, inclinação e movimento que o planeta Terra realiza, os raios solares atigem as regiões a partir de ângulos diferentes.  Quanto maior a incidência solar, maior quantidade de luz e temperatura terão as zonas térmicas. A diferença de temperatura que se verifica do Equador aos polos é resultante da quantidade de luz solar recebida em cada uma das zonas térmicas do planeta.

Nas áreas próximas ao Equador, os raios do sol atingem perpendicularmente as zonas térmicas do planeta, determinando maior quantidade de calor, sendo nessas regiões a temperatura mais elevada. Já nas regiões polares, ocorre o inverso, devido à curvatura da Terra, essas zonas térmicas recebem menos raios do sol e, portanto, a concentração de calor é menor.

No planeta são encontradas cinco principais zonas térmicas. A Zona Tropical, situada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, a Zona Temperada do Norte, situada entre os Trópicos de Câncer e o Círculo Polar Antártico. Zona Temperada do Sul, situada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Zona Polar Ártica, situada ao Norte do Círculo Polar Ártico. Zona Polar Antártica, situada ao Sul do Círculo Glacial Antártico.

O território brasileiro, devido a sua grande extensão, apresenta grande variedade climática e diferente incidência de luz, ocupando duas zonas térmicas: a Zona Intertropical e a Zona Temperada do Sul. Os significados dessas localizações estão expressos na temperatura de cada uma dessas zonas térmicas e estão diretamente relacionados com a quantidade de luz solar recebida por elas. Quanto mais alta for a latitude, ou seja, mais distante as zona térmicas estiverem do Equador, os raios do sol serão menos intensos e mais inclinados, gerando menos calor e reduzindo a temperatura média da localidade.

No entanto, é bom saber que os lugares com maior incidência de luz nem sempre são os mais quentes. Algumas localidades, no extremo norte do Canadá, recebem sol durante muitas horas do dia, mas o significado não são temperaturas elevadas. Nessas localidades, o sol nunca se põe no verão e podem brilhar por dias, mas as temperaturas continuam baixas.   

 

O significado de Zonas Térmicas está na categoria Significados