Significado de Agnóstico

O que é Agnóstico

Agnósticos são fenômenos sobrenaturais que vão além do entendimento do homem. “agnostosé uma palavra de origem grega que significa “desconhecido” ou “aquilo que não pode ser conhecido”. Na língua Grega qualquer palavra que contenha o prefixo “a” traz a ideia de negação.

O agnóstico é aquele que não nega e nem afirma que exista um ser superior. Neste caso temos dois tipos de agnósticos: o teísta e o ateísta. O teísta não acredita em Deus, mas também não descarta a possibilidade de que Deus possa existir. Enquanto o ateísta não acredita que possua sabedoria e inteligência para atestar a existência de Deus e também não acredita na probabilidade que ele exista.

Essa palavra foi utilizada pelo naturalista inglês Thomas Henry Huxly, pela primeira vez no século XIX. Ele questionou sobre as religiões e sobre o poder atribuído a um ser superior chamado Deus e sobre a razão e a lógica da vida e do universo em que estamos inseridos.

Huxly disse certa vez em uma reunião as seguintes palavras: "Eles estavam seguros de ter alcançado certa gnose — tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel."

O agnóstico reconhece que existam manifestações sobrenaturais, mas que vão muito além da capacidade do entendimento do ser humano. Por isso, é praticamente impossível que ele consiga criar considerações que comprovem que Deus exista ou não e de que o fato precisasse de uma confirmação da humanidade.

Há algumas personalidades que fazem parte desse grupo de pessoas que preferem ser consideradas agnósticas. Dentre elas estão: Albert Camus, Charles Chaplin, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Albert Einstein, Charles Darwin, Bill Gates e muitos outros.

A diferença entre agnóstico e ateu

A diferença entre esses dois conceitos não é tão difícil de entender. O agnóstico questiona a existência de Deus, porém não nega que ele possa existir. Enquanto o ateu nega totalmente que Deus exista e não admite que haja algum ser superior.

Agnosticismo

O agnosticismo é uma teoria que avalia o que não pode ser aceitável e o que é incompreensível. O que o ser humano não consegue compreender e não consegue comprovar. São os problemas que foram apresentados na metafísica ou na religião. É o que ultrapassa uma comprovação científica e real.

Há uma divisão no agnosticismo. São grupos formados por teístas e ateístas e que podem ser classificados da seguinte forma:

* Agnosticismo estrito – conhecido também por agnosticismo forte, agnosticismo positivo, agnosticismo convicto ou agnosticismo absoluto;

* Agnosticismo empírico – conhecido como agnosticismo suave, agnosticismo aberto ou agnosticismo fraco;

* Agnosticismo apático- aquele que não se importa ou se interessa em descobrir sobre o poder de uma divindade;

* Ignosticismo - esse grupo tem a necessidade de definir quem é Deus para depois questionar sua existência ou não;

* Agnosticismo modelar – não se dedica a questão da divindade.

 

O significado de Agnóstico está na categoria Significados