Significado de Agnus Dei

O que é Agnus Dei

Agnus Dei é um termo do latim cujo significado é cordeiro de Deus, e é usado dentro da cultura cristã, sobretudo católica, para se fazer referência a Jesus Cristo como um cordeiro enviado por Deus para salvar toda a humanidade.

O que é Agnus Dei

O termo Agnus Dei faz parte da simbologia cristã, e muitas vezes é representado como um cordeiro acompanhado de uma cruz. Jesus Cristo foi sacrificado para o bem da humanidade de forma análoga aos cordeiros que eram sacrificados em seu tempo para a expiação de pecados. Agnus dei é o cordeiro que foi sacrificado para o bem de toda a humanidade.

Na bíblia, o termo Agnus Dei vai aparecer no Novo Testamento, mais especificamente no Evangelho de João, numa passagem em que João Batista se refere a Jesus como o cordeiro de Deus que irá tirar os pecados do mundo, passagem que é muito utilizada e citada na educação e liturgia católica.

O termo Agnus Dei irá aparecer também na Igreja Católica como o nome de uma medalha que se usa pendurada em uma pequena corrente. Essa medalha é moldada a partir de uma cera especial, que é benzida ou consagrada e confeccionada num formato ovalado. Acredita-se que quem utiliza o Agnus Dei recebe proteção divina e a influência do Espírito Santo.

Encontramos também o Agnus Dei na invocação feita durante a missa católica realizada depois de que a hóstia é distribuída e ao final dos sermões.

Ainda no âmbito da Igreja Católica, iremos encontrar o Agnus Dei como o nome do relicário feito de cera contendo óleo bento, usado no círio pascal, que é moldado de tal maneira a se assemelhar com um cordeiro, e que o papa tem por costume benzer no sábado de aleluia. Acredita-se que o Agnus Dei pascoal protege de perigos e enfermidades.

O significado de Agnus Dei está na categoria Significados