Significado de Ambíguo

O que é Ambíguo

Ambíguo é um adjetivo da gramática portuguesa que significa aquilo que possui mais do que um sentido, ou seja, uma palavra ou termo que conta com múltiplos significados. A origem de ambíguo reporta-se ao latim ambigŭus.

É uma palavra que pode ser empregada em diferentes aspectos, mas todos ligados à possibilidade imediata de uma interpretação dúbia, ou seja, pode ter um determinado significado, assim como outro diferente. Por ora, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.

Algumas palavras podem gerar ambiguidade devido à sua má inclusão em frases como, por exemplo: “Foram atrás do cachorro do meu padrinho” (Neste caso, a dúvida existente é se a referência é a um animal pertencente ao padrinho, ou se este é chamado de cachorro).

De todo modo, a ambiguidade pode ser utilizada na linguagem como um recurso ou mesmo uma alternativa linguística com o objetivo de chamar a atenção de alguém. É bastante comum o seu uso em poemas, letras de música e até peças publicitárias.

Por outro lado, existem palavras que possuem vários significados e que é mais conhecida pelo termo polissêmica. Como exemplo mais comum, tem-se a palavra cabo (tipo de posto militar), cabo (acidente geográfico) e cabo (parte de uma ferramenta ou objeto como é o caso da vassoura “cabo de vassoura”).

Veja também o significado de Polissemia e Ambiguidade.

Sinônimos de ambíguo

Algumas palavras consideradas como sinônimas de ambíguo são as seguintes: abalado, desnorteado, duvidoso, hesitante, indeciso, incerto, vago e inseguro.

Antônimos de ambíguo

Algumas palavras consideradas como antônimas de ambíguo são as seguintes: categórico, apostado, disposto, determinado, efetivo, fixado, firme, decidido, convicto e definitivo.

Gramática Ambígua

É o nome dado, em Ciência da Computação, ao modelo de gramática que é livre de contexto. Neste âmbito, tem-se a gramática ambígua quando se observa a presença de uma cadeia em mais de um caminho, ou seja, permite que exista mais de uma árvore sintática ou mais de uma derivação mais à esquerda. Como exemplo, tem-se o seguinte caso: x * y; que pode gerar duas possíveis considerações. Para saber qual é a correta é necessário consultar a tabela de símbolos.

Veja também o significado de Dúbio.

O significado de Ambíguo está na categoria Significados