Significado de Análoga

O que é Análoga

Análoga é uma derivação feminina da palavra analogia, que significa a relação de semelhança entre objetos ou coisas diferentes. Usamos esta derivação para dizer que alguma coisa é análoga a outra.

A analogia é um processo da cognição humana em que um sentido ou significado é transferido a outra coisa ou situação. Uma forma simples de entender este processo é por meio dos ditados populares, embora analogia não se limite a isso. Imagine o seguinte caso: - Um professor universitário, doutor em matemática, recebe o boletim escolar de seu filho e percebe que a pior nota do garoto é justamente em matemática. – alguém, que estivesse testemunhando esta situação, poderia recitar o conhecido ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau.” Este é um caso onde a analogia foi aplicada.

No campo do direito, a analogia é utilizada para suprir a demanda de leis e auxiliar o juiz em casos muito particulares. Por exemplo, é por analogia que alguns juízes têm concedido o documento de união estável a pares homoafetivos, uma vez que a legislação brasileira ainda não reconheça o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas esta mesma legislação diz que todos são iguais perante a lei. Por analogia, o juiz entende que os homossexuais têm o mesmo direito de pessoas heterossexuais, ainda que este direito não esteja expresso na letra da lei.

Por exemplo, infelizmente são comuns as notícias de condições de trabalho as quais diz-se que são análogas à escravidão. Isto quer dizer que a condição de trabalho de uma pessoa ou grupo de pessoas é muito parecida com a referência que se possui de escravidão. Ou seja, é aquela situação de trabalho muito diferente das relações de trabalho que respeitam as leis trabalhistas vigentes em um país.

Core análogas

Existem também as cores análogas, ou cores terciárias, que são aquelas que se aproximam das cores básicas primárias (azul, vermelho e amarelo) e das cores secundárias (verde, laranja e violeta) e compartilham um mesmo elemento primário ou secundário. Por exemplo, de um lado da cor primária azul temos o azul-esverdeado e do outro lado temos o azul-arroxeado, que são cores terciárias. Ao lado do violeta, que é uma cor secundária, temos o vermelho-arroxeado e o azul-arroxeado, cores terciárias.

Análoga em inglês

Em inglês, analogia é analogy. Mas na frase: - É uma situação análoga à escravidão. – há uma derivação do termo, e o resultado da tradução é: It is a situation analogous to slavery.

O significado de Análoga está na categoria Significados