Significado de Antipatia

O que é Antipatia

Antipatia é uma sensação de repugnância e repulsa instintiva direcionada a alguém ou a alguma coisa. É uma espécie de discordância ou desarmonia que ocorre entre duas pessoas.

Essa palavra provém do grego “antiphatos” que é uma junção do prefixo “anti” que significa “contra” e de “pathos” que tem sentido de “paixão” ou “sentimento”. Se for traduzida ao pé da letra, a palavra ficaria “contra paixão” ou “contra sentimento”.

Por este motivo, a antipatia é o contrário do afeto, do sentimento.

A psicologia associa a antipatia a diferentes níveis. Como por exemplo, um nível mais brando, quando você não gosta de uma pessoa mas consegue conviver com ela no mesmo ambiente.

Pode ser também de nível bem mais elevado, cuja repulsa é tão desconfortante e tão grande que provoca reações como nojo, raiva, etc. Nesse caso, a pessoa não consegue compartilhar nem mesmo local com a outra que a incomoda.

Conforme alguns pesquisadores, existe um tipo de antipatia denominada antipatia instantânea. Ela pode ocorrer com qualquer um, em qualquer momento da vida, mas que pode ser somente um reflexo de defesa inconsciente. Pode ter acontecido algo ruim no passado da pessoa, por exemplo, e essa reação tenha despertado uma sensação negativa em seu subconsciente.

Observe algumas frases como exemplificação logo abaixo:

“Meu santo não bateu com aquele rapaz novato da escola” ou “Meu santo não bateu com o seu”. (Nesse caso, empregou-se um termo em sentido figurado para substituir antipatia.)

Seja no ambiente de trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar, o termo utilizado para designar quem não consegue se socializar com os demais colegas é conhecido pelo tom pejorativo de antipático.

A pessoa acaba aderindo esse estereótipo por ser chata, arrogante, mal educada e grosseira, não se importando com ninguém além dela mesma.

A simpatia é o antônimo da antipatia. Refere-se a uma forma natural e simples de lidar com o próximo. É uma relação de afeição, uma espécie de encontro de almas, onde as afinidades parecem se unir. 

Apatia e Empatia

Apesar de serem parecidas, essas palavras possuem conceitos totalmente distintos.

Observe logo abaixo:

Apatia é um estado emocional caracterizado pela falta de emoção. É uma espécie de indiferença. A pessoa não consegue realizar coisas simples e básicas do dia a dia. É uma pessoa insensível aos acontecimentos que o cercam. Ela pode ter diversos fatores, como, por exemplo, a depressão, o cansaço físico e mental.

Veja o exemplo em frases logo abaixo:

“Joana anda tão apática depois que perdeu seu emprego!”

“A apatia será o mal do próximo século”

Empatia é a capacidade psicológica de uma pessoa em se colocar no lugar de outra, ou seja, é ser solidário com os problemas do próximo, tentar sentir as mesmas coisas que o outro sofre.

Observe algumas frases de personalidades logo abaixo:

“O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar”. (Arnaldo Jabor)

“A maior expressão de empatia é sermos compreensivos com alguém de quem não gostamos.” (Mark W. Baker)

O significado de Antipatia está na categoria Significados