Significado de Aporte

O que é Aporte

Aporte é um substantivo masculino que indica a contribuição, seja ela de caráter financeiro, literário, social, científico ou mesmo artístico, entre outros. O aporte envolve tanto conhecimentos – que comumente são chamados de aporte teóricos – como também os de recursos, sejam materiais ou financeiros.

Alguns dos sinônimos de aporte e que estão diretamente ligados com seu significado são auxílio, ajuda, achega, financiamento, incentivo e subsídio.

Aporte financeiro

É quando uma pessoa ou entidade realiza um investimento  ou doação a outrem, normalmente quem recebe o aporte é uma organização, seja ela pública ou privada com ou sem fins lucrativos. O aporte refere-se a ação de contribuição e ao subsídio oferecidos em quantidades monetárias, ou seja, isso significa que se trata de um valor em dinheiro.

Aporte científico

Sob a mesma ótica, o aporte científico pode ser entendido como uma contribuição em conhecimento teórico e prático que agrega a algo. Por exemplo, se você gostaria de ter um site próprio mas ainda não entende como é possível programá-lo e colocá-lo online, você pode pedir a ajuda de um amigo ou profissional, que irá auxiliá-lo com conhecimento teórico e prático, aportando cientificamente em seu site.

Também pode ser o caso de uma empresa que trabalha com a inovação encontrar-se sem o conhecimento necessário para lançar um novo produto. Então, um grupo de engenheiros e outros profissionais decidem realizar uma parceria com a mesma, fazendo um grande aporte de conhecimento técnico e desenvolvimento tecnológico, a fim de auxiliá-la.

Aporte CAIXA

É um programa de Crédito Aporte de uma linha de crédito oferecida pelo banco federal Caixa Econômica Federal. Ele é destinado para pessoas que desejam um empréstimo para qualquer que seja o fim, desde que lícito. Nessa modalidade a pessoa usará seu imóvel como garantia, sendo que o significado de aporte está ligado ao dinheiro que será emprestado pelo banco. 

 

O significado de Aporte está na categoria Significados