Significado de Aptidão

O que é Aptidão

Aptidão é um termo que se refere à capacidade necessária para realizar determinada tarefa ou função. Quem possui aptidão está “apto a”, é capaz de realizar da forma correta e a contento aquilo que se predispõe a fazer ou aquilo que se requer que faça. Podem ser sinônimos de aptidão: destreza, habilidade, competência, capacidade ou ainda o domínio de, o poder de.

Uma pessoa com aptidão reúne as características necessárias que a habilitam a exercer determinada atividade, significa que ela possui a experiência necessária para realizar a tarefa ou mesmo um dom que faz com que ela a execute sem maiores dificuldades.

Aptidão também se refere à capacidade ou facilidade que um indivíduo apresenta para aprender alguma coisa, de modo que uma pessoa pode ter aptidão para a música, sem ter ainda se tornado musicista, ou pode ter aptidão a dar aulas sem nunca ter estado em uma sala de aula, por exemplo.

Aptidão Física

É chamada de aptidão física a capacidade que um indivíduo possui de participar sem risco a sua saúde e com bom desempenho determinada atividade que exija esforço ou destreza física. Tem aptidão física aquele que é capaz de praticar atividades físicas com disposição e vigor.

O conceito de aptidão física envolve a capacidade de realizar determinada tarefa sem grandes dificuldades e com tranquilidade. Sendo que ela pode se relacionar à saúde e à performance atlética ou desportiva, e ainda a qualquer atividade que requeira esforço ou preparo físico.

A aptidão física relacionada à saúde diz respeito a fatores como a flexibilidade muscular, a resistência aeróbica, o estado de saúde e a qualidade de vida, a composição e a força do corpo.

Enquanto que a aptidão física, do ponto de vista do desempenho, refere-se tanto a uma boa condição de saúde, como a postura, coordenação, velocidade, agilidade, resistência, força, destreza e habilidade.

A aptidão física relativa à performance tem grande influencia de condições genéticas, contudo, o treino e a prática ajudam a atingir melhores desempenhos. Já quando a aptidão refere-se à saúde: cuidados com o corpo, uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são o suficiente para se manter apto.

Em uma prova de aptidão física serão testadas a capacidade física de um indivíduo, valendo-se para isso de determinados exercícios físicos que atestarão se a pessoa está apta ou não para exercer alguma atividade específica.

Aptidão Cardiorrespiratória

A aptidão cardiorrespiratória é uma avaliação realizada com um teste físico, geralmente feito com uma bicicleta ergométrica ou com uma esteira, em que um profissional, que pode ser um médico ou um especialista em educação física, realiza procedimentos e medições que dão como resultado o condicionamento do sistema circulatório de uma pessoa.

O teste de aptidão física avalia qual a capacidade do organismo de absorver oxigênio através dos pulmões e de depois transportá-lo até os músculos esqueléticos através da corrente sanguínea, enquanto se realizam exercícios por períodos longos de tempo de intensidade moderada a alta, trabalhando-se com grande grupo muscular.

A aptidão cardiorrespiratória está relacionada à saúde, pois se tem constatado que um menor desempenho no teste físico revela um aumento da probabilidade de uma morte prematura por diversas causas, especialmente por doenças ligadas ao coração. Enquanto que um melhor desempenho revela o hábito de se praticar exercícios, o que está diretamente ligado a um corpo saudável e fortalecido em relação a inúmeras doenças.

Aptidão Profissional

A aptidão profissional pode ser entendida como sinônimo de vocação, ou seja, é aquela tendência que todos apresentamos de se interessar mais por determinadas áreas de atuação e ao mesmo tempo apresentar certa facilidade em aprender e exercer as atividades relacionadas a essa área.

Por exemplo, uma pessoa com aptidão profissional para ser professor de História se interessará por livros e filmes sobre o tema, gostará de ler também sobre assuntos diversos, tem interesse em debates e gosta de expor suas reflexões e ideias. Um indivíduo assim tem uma forte tendência a trabalhar dando aulas de História, mas provavelmente não terá aptidão para ser um empresário ou um desportista, por exemplo.

Nem todas as pessoas conseguem perceber com facilidade qual a sua aptidão profissional, e para ajudar a essas pessoas existem testes de aptidão profissional e técnicas de profissionais, como psicólogos e pedagogos.

O significado de Aptidão está na categoria Significados