Significado de Aquífero

O que é Aquífero

Aquífero é um reservatório natural de água que se encontra no subsolo composto pela retenção das águas das chuvas e que possui permeabilidade suficiente para permitir que essa água se movimente.

O que é Aquífero

Sempre quando no subterrâneo encontramos uma formação geológica capaz de conter a água da chuva formando um reservatório com alguma correnteza, temos um aquífero. As rochas dessa formação, em geral apresentam aspecto poroso e a característica de serem permeáveis retendo as águas pluviais que se infiltram através do solo e seguem um curso até abastecer poços artesianos e rios.

Os aquíferos ajudam a manter estável o curso de rios, nascentes, fontes, pântanos e etc., pois os aquíferos absorvem todo o excesso de água oriundo das chuvas.

Classificação dos Aquíferos

Os aquíferos se classificam de diversas formas diferentes e comumente são classificados de acordo com o armazenamento de água da seguinte forma:

Aquíferos livres ou freáticos – esse é o tipo de aquífero mais comum e também o mais explorado formado por rochas permeáveis tendo por base uma camada impermeável ou semipermeável.

Aquíferos confinados ou artesianos – neste tipo de aquífero tanto a base como o teto são formados por rochas impermeáveis estando totalmente saturado de água. A pressão interna é grande e muitas vezes quando um poço é perfurado nesses aquíferos vemos a água jorrar para a superfície.

Uma outra classificação bastante comum para os aquíferos é a que leva em consideração o tipo de rocha que armazena a água:

Aquíferos porosos – esses aquíferos são compostos por rochas porosas que permitem que a água circule. Esses aquíferos armazenam grandes volumes de água e ocorrem em áreas extensas e por isso são muito importantes.

Aquíferos fraturados ou fissurados – essas aquíferos são compostos por rochas metamórficas e ígneas que possuem grande quantidade de fraturas que permitem que a água passe entre elas.

Aquíferos cársticos – esses aquíferos também são constituídos por rochas que possuem fraturas, contudo, neste caso as rochas carbonáticas que o compõe, como o calcário, tem fraturas muito grandes que criam rios subterrâneos.

Aquífero do Guarani

Aquífero Guarani é o nome do aquífero que existe sob os territórios de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ocupando uma área de cerca de 1 200 000 km², sendo que 70% de sua extensão ocupa território brasileiro. O nome Aquífero Guarani foi dado por Danilo Anton em 1996, um geólogo uruguaio.

O Aquífero Guarani já foi considerado o maior do mundo, com uma quantidade de água armazenada capaz de abastecer toda a população do Brasil por cerca de 2500 anos. O maior aquífero sabe-se hoje que é o Aquífero Alter do Chão, com um volume de água que dá o dobro do Aquífero Guarani.

Aquífero Alter do Chão

O aquífero Alter do Chão também conhecido como aquífero Grande Amazônia é um grande reservatório de água que se encontra sob os territórios do Amapá, Pará e Amazonas. É o maior aquífero do mundo em volume de água abrangendo 86 mil quilômetros cúbicos contra os 45 mil do Aquífero Guarani.

O aquífero Alter do Chão ocupa uma extensão territorial menor do que a do Aquífero Guarani, abrangendo uma área de 400 mil quilômetros quadrados mas possui uma capacidade de armazenar água suficiente para matar a cede de toda a população do mundo durante 250 anos.

O significado de Aquífero está na categoria Significados