Significado de Arrasou

O que é Arrasou

Arrasou é uma forma verbal no pretérito perfeito do verbo arrasar que, por sua vez, é proveniente do latim “rasitare”, “tornar raso”, fazer com que um local fique plano, levando ao significado de destruição, por exemplo, de uma cidade.

O que significa arrasou?

Arrasou pode ter o significado, portanto, de devastou, arruinou ou destruiu, ou seja, tornou raso, liquidou com o que havia. No sentido figurado, em sua etimologia, arrasar com alguém é acabar com a pessoa, deixar a pessoa mal consigo mesma, vencê-la e torná-la derrotada ou fazer com que se mostre tal qual é e não como se apresenta.

No sentido criado pela gíria, como acontece em diversos idiomas, a palavra arrasou possui o significado completamente oposto, indicando que alguém se deu muito bem em alguma coisa, que causou inveja, que agiu da melhor forma possível, que teve sucesso em um empreendimento.

De qualquer forma, mesmo nesse sentido, a palavra arrasou não perde sua origem, já que a vitória ocorrida num evento foi sobre algum oponente, como por exemplo, num time que vence outro de goleada, podendo se afirmar que o time arrasou no jogo, mas arrasou com o adversário.

Podemos também aplicar o termo arrasou para uma pessoa que teve sucesso em qualquer atividade, mesmo que não haja um oponente. Assim, um profissional que se dá bem em sua profissão, é um profissional que arrasou em competência.

Na língua inglesa, o verbo arrasar tem como tradução “destroy” ou “raze”, sendo que ambas as palavras também são provenientes da língua latina, muito usada na Inglaterra na época da dominação do Império Romano. Também no inglês podemos aplicar o termo arrasar como “trash” ou “criticize”, quando nos referimos a arrasar alguém através de uma acusação ou de uma crítica.

Em português, arrasou é um termo que deve ser escrito com a letra “s”, utilizando a sua raiz latina, e não com “z”. Assim, escrevemos “arrasou” e não “arrazou”.

Na música, “Arrasou” é o título da composição de Zé Henrique e Gabriel, que tem como tema um amor que arrasa com o coração e com a estrutura de um homem.

O significado de Arrasou está na categoria Significados