Significado de Arrogante

O que é Arrogante

Arrogante é um adjetivo e substantivo que designa ambos os gêneros, atribuído àquele que é arrogante, presunçoso, petulante e soberbo. Uma pessoa arrogante normalmente é alguém que se sente superior a todos, e pode também ser extremamente vaidoso e narcisista, não se importando com as outras pessoas. Arrogante advém de arrogante, palavra que representa o sentimento de uma pessoa a qual falta a humildade.

A humildade é a capacidade humana de saber seus próprios limites e limitações, ou seja, o sujeito arrogante é prepotente. Pessoas arrogantes normalmente não sabem ouvir as outras e não lhes dão atenção,Pessoas arrogantes quando em cargos de poder tendem a ter essa personalidade arrogante claramente percebida por todos, sendo vista como uma característica negativa e que mancha a imagem do indivíduo.

Mas, a arrogância também pode ser considerada como algo positivo no sentido de significar coragem, ter postura firme e manter sua própria personalidade e identidade, sem se deixar influenciar por eventos e opiniões externos. Arrogância também é originária do latim, arrogare.

Frases com o adjetivo arrogante

Para compreender melhor o significado de arrogante uma boa opção é analisar as frases com o adjetivo. Seguem alguns exemplos:

– Você acredita que ele nem sequer falou comigo? Ele apenas balançava a cabeça e me olhava com indiferença. Que sujeito arrogante!
– Eu não acredito que ela foi capaz de tratar a todos de maneira tão petulante e ríspida. Falta muita humildade àquela mulher, mas, quem sabe algum dia ela deixe de ser arrogante.
– Você fala de modo arrogante e isso me insulta!

Essas frases denotam os sentidos negativos que podem ser empregados à arrogância, em ambos os gêneros. No sentido positivo pode ser exemplificada por: – A arrogância daquele ato fez com que você fosse capaz de manter a integridade da sua própria identidade.

 

O significado de Arrogante está na categoria Significados