Significado de Assepsia

O que é Assepsia

Assepsia é uma série de métodos utilizados para impedir a proliferação de germes patogênicos em nosso organismo”. Assepsia seria a ausência total desses germes.

A pele por ser um ambiente úmido e carregar diversos germes patogênicos é onde se observa a necessidade de se fazer sempre uma boa assepsia.

Um dos maiores meios de transmissão de doenças são as mãos. A assepsia dessa área do corpo dever ser muito bem feita. Toda vez que tocamos  em alguma coisa, entramos em um ônibus ou mesmo quando cumprimentamos uma pessoa devemos ter o máximo de cuidado e de limpeza dessa área.

Frequentemente estamos compartilhando objetos, usando descargas e tocando em lugares onde muitas pessoas já tocaram. Pode ser em qualquer ambiente, na escola, nas academias, nos shoppings, em vários outros lugares, inclusive em um hospital.

Assepsia Hospitalar

Em hospitais onde há uma grande rotatividade dos profissionais da saúde, as mãos são os maiores proliferadores de germes e bactérias. Se não houver uma boa assepsia é perigoso à transmissão de microrganismos de um paciente para o outro e de um local para o outro.

Não são somente os profissionais dessa área que devem tomar cuidado, os visitantes também têm que fazer a sua parte e zelar para que casos de contaminações não se proliferem em um ambiente hospitalar.

Observe como o simples ato de fazer a assepsiadas mãos pode nos  livrar de inúmeras doenças, tais como: hepatite A, gastroenterite, rotavírus, shigella e salmonela, escabiose (sarna), bronquiolite, gripe, candidose ( candidíase) e por último e uma das mais importantes e perigosas seria a infecção hospitalar.

Por isso,  a assepsia hospitalar é muito importante. Em um hospital as normas de cuidados e limpezas devem ser prioridades. Neste ambiente, somente lavar as mãos não resolve, pois a pele descama e ao usar qualquer tipo de sabão pode piorar a situação. É necessária a utilização de agentes químicos que possam matar os agentes que causam infecção.

Veja alguns passos de como devemos lavar nossas mãos e evitar assim a propagação de mais doenças:

Procure evitar tocar em pias, use uma boa quantidade de sabão que possa cobrir as mãos, esfregue-as bem, lave entre os dedos, nas costas das mãos. Esfregue também bastante as unhas no dorso, em sentidos de vai e vem, como se você estivesse usando uma escovinha de limpeza de unhas, enxague bem tentando não tocar na torneira e finalize secando-as em papel toalha descartável.

 

O significado de Assepsia está na categoria Significados