Significado de Atletismo

O que é Atletismo

Atletismo é uma palavra de origem grega, cuja raiz “athi” significa competição. Já a palavra “athleta”, do latim, acrescida do sufixo - ismo acabou originando o nosso vocábulo atletismo.

As primeiras atividades esportivas sucederam-se na Grécia Antiga no ano 776 a.C. onde foram criados estádios para que fossem realizadas certas provas, como corridas, arremessos de peso e salto em comprimento.Esses jogos atléticos eram realizados sempre mediante um cerimonial religioso, onde o belo, o sagrado e o espírito agonístico eram reverenciados.

Mesmo com a conquista da Grécia pelos romanos no ano 146 a.C.  as provas olímpicas não deixaram de ser praticadas. Porém, no ano 394 d.C. o grande imperador romano Teodósio decidiu acabar de vez com os jogos olímpicos.

Somente no sec. XIX, após quase oito séculos é que os ingleses, principalmente os estudantes das principais universidades, como Cambridge e Oxford começaram a retomar tais competições atléticas, tornando-se assim, um dos esportes favoritos na Inglaterra e a partir daí espalhando-se pelo mundo.

Em Londres, já no ano 1866, ocorreu o primeiro grande evento olímpico, sendo tal exemplo seguido posteriormente pela América e Europa. 

Mas foi somente em Atenas, em 1896, que os Jogos olímpicos começaram a ser reintroduzidos com força total em nossa civilização moderna, tornando-se uma das competições mais apreciadas e esperadas em vários países. Tais jogos passaram a ocorrer de 4 em 4 anos, menos em anos de guerra, sendo que em 1912, também em Londres, foi criada a Associação Internacional de Federação de Atletismo.

Essa associação é a responsável pela organização das competições de atletismo que ocorrem no mudo todo. É ela que estabelece e regula todas as regras e marcas obtidas pelos atletas durante as competições.

Embora o atletismo tenha surgido a partir dos jogos oriundos da Grécia Antiga, na idade moderna ele é um esporte que engloba corridas rasas e com barreiras ou obstáculos, arremessos, lançamentos, saltos e algumas provas combinadas denominadas de decatloe heptatlo, além de provas.

Atletismo no Brasil

O atletismo surge no Brasil em meados no sec. XIX, mais como uma forma recreativa. Dessa forma nasce em Porto Alegre, no ano de 1867, uma associação da colônia alemã onde algumas atividades atléticas eram praticadas, dentre elas podemos citar o tiro ao alvo e a ginástica Turnen. Já no Rio de Janeiro, em 1880 o atletismo inglês ainda era assunto somente nos noticiários de um dos principais jornais da época, o Jornal do Comércio. 

Em 1914, o atletismo teve realmente seu início, isso na cidade de São Paulo, através de algumas competições de 12 provas para cada atleta. Porém, somente em 1921 é que a cidade ganhou seu primeiro estádio para a prática desse esporte.

A primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos só veio a ocorrer em 1920, na Bélgica. Nessa Olímpiada o Brasil conseguiu ganhar sua primeira medalha de ouro, somente vindo a obter tal proeza novamente em 1952, nos Jogos Olímpicos que ocorreram na Finlândia, com a conquista de Adhemar Ferreira no salto triplo, tendo o mesmo batido o recorde mundial.

Mas, foi somente em 1977 que surgiu a Confederação Brasileira deAtletismo, também na cidade do Rio de Janeiro, porém em 1994 sua sede foi transferida para Manaus.

Hoje o Brasil conta com grandes competidores praticantes do atletismo, muitos com títulos e medalhas conquistadas dentro e fora do país.

O atletismo é uma associação de todos os movimentos do corpo do ser humano, como caminhar, arremessar e saltar. É um esporte que pode ser praticado individualmente ou em equipe. Enfim, é mais do que um esporte ou uma competição, é uma forma sadia de o homem expressar suas habilidades e inteligência estratégica desde o início da humanidade. 

O significado de Atletismo está na categoria Significados