Significado de Átrio

O que é Átrio

Átrio é o nome que recebe o principal aposento das casas que existiram nos mais remotos períodos da Roma Antiga. Átrio é também o nome que recebe as duas cavidades existente no coração, ou seja, o coração possui dois átrios.

O Que é Átrio

Arqueólogos e historiadores identificam nas antigas casas do período mais remoto da Roma Antiga um cômodo que muitas vezes era utilizado como sala de estar e muitas vezes funcionava também como cozinha e dormitório e que era chamado de átrio. No átrio, havia um fogão bem no centro e no teto sobre ele uma abertura que permitia que a fumaça escapasse para o exterior.

O nome átrio vem da palavra atrium do latim, que deriva de ater, que pode ser traduzida como “preto” ou “negro”. O nome fazia referência ao fato de que nos átrios o teto ficava enegrecido devido à fumaça exalada pelo fogão.

Com o tempo, o termo átrio passou a designar também o pátio central presente em diversas construções na Grécia e na Roma Antigas, como os que vemos ainda hoje em diversas basílicas pela Europa. O nome também passou a designar uma pequena área encontrada em diversas casas do período em que um pequeno tanque era colocado para capitar a água das chuvas.

Atualmente, o termo átrio designa uma grande sala de um edifício público ou hotel, que possibilita o acesso a uma outra sala de maior relevância.

Átrios do Coração

Os átrios são o nome das duas cavidades encontradas uma em cada lado do coração acima dos ventrículos, com válvulas cardíacas as separando, e podem ser chamados de átrio esquerdo e átrio direito. Os átrios recebem sangue através das veias e os distribuem para as outras partes do corpo.

O átrio direito é aquele que recebe o sangue carregado com o dióxido de carbono, que pode ser chamado de sangue venoso, enquanto que o átrio esquerdo recebe e distribui o sangue oxigenado.

Átrio do Senhor

São conhecidos como átrios do Senhor ou átrios de Deus os locais onde desde de tempos muito antigos reservava-se para fazer oferendas e orações a Deus. No templo de Salomão havia um átrio dedicado a isso.

Em muitas religiões antigas e mesmo primitivas, encontramos locais reservados à devoção a Deus e mesmo a prática de sacrifícios rituais que podem ser identificados como átrios, e a partir da tradição judaico-cristã ficaram conhecidos como átrios do Senhor.

Átrio na Maçonaria

Átrio é uma importante peça ou divisão de um templo maçom. O átrio de um templo maçom é uma grande sala onde estão dispostos uma série de objetos simbólicos e as devidas acomodações para que os membros da ordem possam fazer lá suas reuniões, palestras e rituais.

O significado de Átrio está na categoria Significados