Significado de Aurora

O que é Aurora

Aurora quer dizer amanhecer. Claridade que antecede o nascer do sol. Uma luminosidade que podemos ver no céu indicando o início do dia. Um lugar bonito, de reflexão. Aurora é um termo de origem do Latim.

O significado da palavra aurora também pode estar relacionado à infância ou juventude, no sentido figurado.

Na mitologia romana, há uma deusa cujo nome é Aurora, a deusa do amanhecer. Ela se liga à luz e ao poder da natureza.

Sinônimos de aurora:

  • Amanhecer
  • Antemanhã
  • Alva
  • Alvorada
  • Alvor
  • Dilúculo

Aurora boreal

A aurora boreal ou aurora austral é um fenômeno visual que acontece em áreas polares do planeta. Esse fenômeno pode ser visualizado, geralmente, durante o entardecer ou à noite, e pode ser admirado a olho nu quando acontece.

Quando ocorre esse fenômeno nas áreas adjuntas ao pólo norte, esse fenômeno é nomeado de aurora boreal e quando ocorre na latitude do pólo sul se chama aurora austral.

O título de aurora boreal foi criado pelo astrônomo Galileu Galilei, que deu esse nome em homenagem à deusa romana.

A aurora boreal é como um show de luzes, com muitas cores e brilhos, que acontece em função do contato do campo magnético do planeta Terra com os ventos solares.

Acontece em vários formatos, com pontos de luz, faixas na horizontal ou como círculos. Mas está sempre na direção do campo magnético do planeta terra.

Fenômeno aurora boreal

A aurora boreal é um fenômeno mais corriqueiro nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Durante o fenômeno, pode-se apreciar diversas cores, como laranja, azul, amarelo, vermelho e verde, por exemplo, e geralmente surge com várias dessas cores simultaneamente.

Nos períodos de tempestades solares, a Terra é afligida por muitos ventos solares, e as auroras acontecem com maior frequência.

Esse fenômeno ocorre também nos planetas Júpiter, Saturno e Marte.

Mas, já foi analisado que quando as auroras boreais estão acontecendo, esses ventos solares causam interferências nos meios de comunicação, como nos radares, telefones, internet, sinais de TV, entre outros.

Aurora Asknes

Aurora Asknes é uma cantora e compositora de Stavanger na Noruega, nascida em 1996, e cujo nome artístico é AURORA.

A cantora Aurora começou a fazer sucesso na sua carreira após um amigo que assistiu a uma apresentação dela na escola, publicar sua canção em um site de streaming. Posteriormente ela fechou contrato com a gravadora Made Management.

Música Runaway da cantora Aurora

Uma das músicas de maior sucesso da cantora Aurora é a música Runaway.

Na canção Runaway a cantora fala sobre seus sonhos. Descreve como ela agia em suas fantasias, como dançar na chuva, subir em árvores, como pintava quadros, e enfatiza em cada refrão se algum dia ela poderia correr para fora do mundo.

Aurora IFSP

Há um sistema chamado Aurora do IFSP, o Instituto Federal de São Paulo que visa aos cadastrados consultas de frequência e as notas dos alunos.

Além de um belo fenômeno da natureza, o significado de aurora está relacionado ao nascer de um novo dia e é utilizado para caracterizar bons momentos da vida.

Uma pessoa pode por exemplo, dizer: “Ela é tão bela quanto a aurora”.

O significado de Aurora está na categoria Significados