Significado de Axiológico

O que é Axiológico

Axiológico é aquilo que se refere a axiologia. O termo axiologia vem do grego, onde axio pode ser entendido como “valor” e logia, como “estudo”; axiologia pode ser tida como um estudo dos valores ou o conjunto de teorias sobre o significado do valor no sentido ético e moral.

Axiologia é um ramo da reflexão filosófica comprometido em estabelecer uma hierarquia de valores. Podemos dizer que axiológico é tudo aquilo relativo a valor; axiológico refere-se ao conjunto de valores aceitos e seguidos por determinada sociedade ou grupo social.

Apesar de ser um tema recorrente na filosofia, alguns estudiosos negam que o acumulo de reflexões axiológicas na história da filosofia possam dar à axiologia um caráter de ciência. Pois, efetivamente, a axiologia nunca foi sistematizada como um ramo do saber, ao mesmo tempo que, de acordo com algumas linhas de pensamento, a axiologia não pode ser o estudo dos valores, pois essa função no pensamento ocidental já é desempenhada pela ética.

História Pensamento Axiológico

O termo axiologia começou a ser usado no âmbito da filosofia a partir do século XIX, quando foi emprestado da economia, sendo difundido especialmente pela obra de Windelband. A partir de então, os neokantianos foram aprofundando os estudos axiológicos, destacando-se nesse intento nomes como Albrecht Ritschl, Münsterberg, Ehrenfelds, Lavelle, Nicolai Hartmann, René Le Senne, John Rickert, Scheler, Lotze, Meinong, entre outros.

Windelband deu sua contribuição para os estudos axiológicos em sua obra Introdução a Filosofia, influenciando depois Lotze, que em sua obra Mikrokosmos, distinguiu um mundo dos valores de um mundo dos entes; na perspectiva axiológica de Ritschl aparece a distinção entre juízos de fato e juízos de valor, enquanto que Rickert procurou estabelecer um raciocínio lógico axiológico.

Um dos filósofos que mais se ocupou com o problema axiológico foi Nietzsche, um dos maiores filósofos de todos os tempos. Para Nietzsche, os valores não são universais, dados a priore, mas sim construções históricas que variam com o tempo e conforme a cultura da sociedade ou do grupo social. Para o filósofo alemão, os valores cristãos são nocivos para a civilização ocidental por fomentarem uma sociedade subserviente.

O significado de Axiológico está na categoria Significados