Significado de Azar

O que é Azar

Azar é um verbo e um substantivo masculino. O termo se originou do Árabe sahr, que significa “flor” – que indica uma das faces dos dados árabes, que tinha o desenho de uma flor.

O que é Azar:

O significado de Azar é variável, dependendo do seu contexto. Contudo, é mais utilizada para denotar a casualidade, a má sorte, a desgraça ou a falta de sucesso na execução de um objetivo.

Nesse sentido, azar é a sorte adversa, isto é, é a sorte contrária. É a conotação daquilo que é negativo, que produtos resultados desastrosos, contrários ao que se esperava.

Por exemplo: “Maria teve azar no casamento.”

Azar pode indicar a infelicidade ou a ausência completa de sorte.

Por exemplo: “Apostei tudo naquele jogo e tive o azar de perder!”

O oposto destas, basicamente, seriam as pessoas de sorte – as “sortudas” –, ou seja, aquelas que atraem acontecimentos e situações favoráveis. Por exemplo, pessoas sortudas conseguem boas oportunidades de emprego, ganham sorteios, entre outros.

Por isso, conforme a cultura popular explica, as pessoas azaradas ou mesmo aquelas que tiveram azar algumas vezes na vida, são aquelas que convivem com o azar, que atraem circunstâncias e situações desfavoráveis, opostos às das pessoas sortudas.

Existem os “jogos de azar” – tipo de jogos que ocorrem ao acaso, que, usando-se a palavra azar no nome, indica que não depende de habilidades ou raciocínio, mas sim regras, eventualidades, sorte ou mesmo a falta de sorte (azar).

A palavra azar está relacionada com as superstições – para quem acredita nestas, obviamente –, levando-se em conta seu conceito de má sorte ou desgraça. Um exemplo é que muitas pessoas creem que algumas ações ou mesmo objetos podem dar azar, como é o caso do gato preto e do próprio número 13. É claro que os elementos listados como “causadores de má sorte” são provenientes de diversas lendas e mitos, que permanecem ao longo dos anos por conta das tradições culturais.

É muito provável que, quando uma pessoa acredita em superstições, acaba criando a ideia de que há uma relação entre um determinado objeto e um acontecimento desagradável na sua vida, esta irá crer que o objeto foi o motivo de seu azar.

Sinônimos de azar

Alguns sinônimos do termo azar são:

  • Acaso,
  • Acontecimento,
  • Adversidade,
  • Casualidade,
  • Contrariedade,
  • Contratempo,
  • Desgraça,
  • Fatalidade,
  • Infortúnio,
  • Ocorrência,
  • Revés,
  • Entre outros.

Azar e asar

É muito comum que surjam dúvidas entre os termos “azar” e “asar” – ambas figuram na língua portuguesa, entretanto possuem significados diferentes.

Azar, em contextos em que é usado como substantivo masculino, tem o significado de acaso, má sorte, desgraça. Já em situações que deve ser usado como verbo, ele indica o ato de dar azo, isto é, de causar ou ocasionar.

Já asar é um verbo criado a partir da palavra “asa” mais o sufixo –ar, sendo sinônimo de “alar”, isto é, o ato de pôr asas.

O significado de Azar está na categoria Significados