Significado de Bandeira da Inglaterra

O que é Bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é uma das bandeiras de países europeus.

Mas, afinal, o que é a bandeira da Inglaterra? Ela nada mais é do que um dos principais símbolos da nação britânica.

A bandeira da Inglaterra teve seu uso iniciado no século XVI e é conhecida pelos ingleses, de maneira popular, como “Cruz de São Jorge”.

Uma bandeira com uma cruz vermelha era utilizada como sendo o símbolo britânico desde a Idade Média, mas apenas a partir do século XVI ela começou a ser utilizada de maneira oficial, a princípio como representante da marinha mercante inglesa e, algum tempo depois, como o símbolo de todo o país.

A bandeira da Inglaterra, oficialmente, possui formato 3:5, fundo totalmente branco com uma cruz vermelha centralizada e se estendendo até as bordas. Por causa desse desenho, a bandeira da Inglaterra é conhecida pelo apelido de “Cruz de São Jorge”.

São Jorge é tido como o santo protetor da Inglaterra, pois, de acordo com a lenda, o soldado romano matou um dragão que ameaçava o local. Após este feito, ele teria desenhado, em seu escudo, uma cruz, usando o sangue do dragão como tinta. A escolha de São Jorge como patrono da Inglaterra parece datar do século XIV.

Bandeira do Reino Unido

Muitos ficam surpresos ao saber que a bandeira da Inglaterra é apenas uma cruz vermelha sobre um fundo branco. Isso acontece porque a maioria das pessoas acha que a bandeira do Reino Unido é a bandeira da Inglaterra.

Na bandeira do Reino Unido, porém, não há apenas a cruz de São Jorge. Ela é composta por uma espécie de soma da bandeira da Inglaterra, Escócia e da Irlanda.

Assim, há na bandeira do Reino Unido, sobre um fundo azul e branco, a cruz de São Jorge (inglesa), a cruz de São Patrício (irlandesa) e a cruz de Santo André (Escocesa).

O Reino Unido surgiu em 1801, mas ele se iniciou no dia 1 de maio do ano de 1707 quando as coroas da Escócia e da Inglaterra se juntaram, dando início ao reino da Grã-Bretanha. Já em 1801, a Irlanda se juntou aos outros dois países, fazendo nascer, assim, o Reino Unido da Grã-Bretanha.

A bandeira do Reino Unido é chamada de Union Flag ou de Union Jack, ambos os nomes querendo dizer algo como “bandeira da união”, representando a unidade entre os três países.

 

O significado de Bandeira da Inglaterra está na categoria Significados