Significado de Bienal

O que é Bienal

Bienal é um termo utilizado para caracterizar um evento que ocorre de dois em dois anos, ou seja, a cada biênio.

O que é Bienal

No Brasil e, no mundo, são comuns eventos bienais, com, por exemplo, a Bienal do Livro e a Bienal de Arte. Nestes casos o seu significado assume a função de substantivo, pois é utilizado para nomear o evento.

Bienal do livro

A Bienal do livro é ume evento organizado pela CBL – Câmara Brasileira do Livro. A cada dois anos, várias editoras se reúnem para apresentar ao público e ao mercado seus lançamentos na área de literatura. São produções de grande respeito.

A Bienal do Livro de São Paulo teve sua primeira edição em 1970 e, na atualidade, durante o evento, circulam pelos stands de literatura mais de meio milhão de pessoas, das quais 75% acabam comprando alguma coisa. A Bienal do livro é um evento de respeito e, uma grande vitrine para a literatura e produção editorial.

A Bienal do livro do Rio de Janeiro também movimenta muitas pessoas e negócios. O evento é um grande encontro de escritores, editores, livreiros e, o mais importante o público.

Para muitos, a bienal do livro é uma grande festa e uma oportunidade de mergulhar em cultura.

Bienal na arte

Além das bienais do livro, outro evento cultural muito importante é a Bienal de Artes de São Paulo.

Esta bienal é uma celebração das artes. O público tem a oportunidade de ter contato com exposições, obras e artistas.

Por ser um verdadeiro convite à imaginação a Bienal de Artes de São Paulo é um evento muito esperado. O evento envolve vários profissionais e se configura enquanto um processo de criação coletiva.

A primeira edição Bienal das Artes ocorreu em 1951 e, como o nome indica, ocorre a cada dois anos. Junto com a bienal de Veneza é um dos principais eventos das artes no mundo.

Um dos momentos inesquecíveis da Bienal de Artes de São Paulo foi a vinda do quadro Guernica, de Picasso, em 1953.

Outro momento importante das bienais ocorreu no ano de 1969, quando muitos artistas em respeito aos colegas e, protesto contra o governo autoritário, vigente no país, se recusaram a ter suas obras expostas.

O significado de Bienal está na categoria Significados