Significado de Biosfera

O que é Biosfera

Biosfera é um substantivo feminino que deriva do grego, onde bio significa vida, resultando na designação de esfera da vida. Na prática, a biosfera é a reunião de todos os tipos de ecossistemas presentes no planeta terra, sendo que ela é considerada pelos especialistas o maior nível de organização ecológica. Ela é composta por diversas camadas, incluindo a atmosfera, a criosfera, hidrosfera, litosfera e a biota, que interage com todas essas outras.

No ano de 1875, o geólogo austríaco Eduard Suess utilizou pela primeira vez o termo biosfera, demonstrando-o em seus trabalhos, além de caracterizá-la como o habitat natural dos seres vivos de nosso planeta. Com o passar dos anos e dos estudos, o conceito de biosfera foi ampliado, principalmente devido à obra de Vladimir Vernadsky, um geoquímico de origem russa. O russo, por sua vez, elucidou trabalhos no que tange ao reconhecimento da biosfera como um sistema integral, o qual envolve tanto processos abióticos quanto bióticos.

Biótico é tudo aquilo relativo à vida, sendo abiótico, portanto, a matéria ou elementos em si que não estão relacionados com a vida. Isso significa que a biosfera, apesar de abrigar a vida, também é composta de elementos sem vida (como a “matéria-prima”, por exemplo – metais, etc).  

Através da biosfera é que o planeta Terra conseguiu desenvolver-se a ponto de possuir biodiversidade, ou seja, diversas formas de vida, desde as mais simples até as mais complexas. A biosfera é, em sua maior essência, um sistema fechado, isto é, ela não troca matéria com o universo que a circunda, o que a torna natural. Se a biosfera perdesse sua matéria, como seus gases, por exemplo, não haveria vida na Terra. Ou seja, a preservação da biosfera exatamente como ela é trata-se de algo essencial para a vida em si no planeta terra.

Apesar disso, existe uma perda da biosfera, principalmente de gases, mas, de valores ínfimos e que não afetam sua estrutura e nem o seu funcionamento natural. Através da atração gravitacional do planeta, a biosfera também absorve uma ínfima quantia de poeira cósmica. Apesar de ser fechada para a matéria, a biosfera é aberta para o transito de energia. O exemplo mais claro disso é a luz solar, que chega ao nosso planeta sem problemas.  

O significado de Biosfera está na categoria Significados