Significado de Bobo

O que é Bobo

Bobo é uma palavra utilizada para designar aquela pessoa que diz ou faz coisas sem interesse, pode ser usado também para nomear uma pessoa que é ingênua, ou mesmo Aquele que comete bobagens e estupidezes.

Na Era Medieval existiam os chamados "bobos da corte", ou seja, faziam o papel de palhaços da corte. Eles tinham a missão de entreter reis, rainhas e a nobreza durante as festas e os jantares. Apesar do nome utilizado para designá-los, eles não tinham nada de bobos, muito pelo contrário. Os bobos da corte eram pessoas que possuíam inúmeras habilidades e tinham o dom de entreter a todos utilizando vários artifícios inteligentes.

Eram pessoas sensíveis e de extrema sabedoria e eram os únicos que podiam fazer críticas aos nobres e reis daquela época sem sofrerem punições ou até mesmo a morte.

Alguns bobos daquela época se tornaram imensamente famosos, como, por exemplo, "Dom Bibas" da corte de Dom Henrique, no final do século XI; Mitton e Thévenin de Saint Leger da corte de Carlos V; Triboulet, das cortes de Luís XII e Francisco I da França.

A palavra bobo pode ser usada em sentido figurado, quando para se referir a uma ação/reação ou conduta de alguém diante de uma determinada circunstância, como por Exemplo: “Até agora estou bobo com a reação da população diante daquela notícia”.

Há sinônimos para a palavra que podem ser usados em diferentes contextos, como por exemplo: idiota, palhaço, inocente, palerma, fútil, etc.

É um substantivo que possui gênero, número e grau em sua classificação, ou seja, ele é do gênero masculino e feminino (bobo/boba), o número em singular e plural (bobos/bobas) e grau em aumentativo e diminutivo (bobinho/bobão).

Bobó de camarão

Bobó é um prato de origem Africana, mas que se tornou tipicamente baiano. Ele pode ter sofrido também influências da cultura indígena. Surgiu na culinária popular por volta do século XVII e hoje se tornou uma referência da gastronomia brasileira.

O bobó de camarão é um dos mais famosos pratos baiano. Era feito originalmente com inhame, mas foi substituído pela mandioca (macaxeira ou aipim) e leva também em sua receita azeite de dendê, camarão, coentro e leite de coco. É um prato riquíssimo, seu sabor é surpreendente e principalmente irreverente.

O significado de Bobo está na categoria Significados