Significado de Bonança

O que é Bonança

Bonança é uma palavra de origem espanhola, “bonanza”, que tem o significado de definir o estado do mar, quando este está favorável à navegação.

O que é bonança?

O termo bonança, em sua origem espanhola, sempre foi ligado à náutica, informando se o tempo está servindo para navegação. Com o tempo e com o aportuguesamento da palavra, bonança também passou a significar calma, sossego, tranquilidade, ventura e felicidade.

Como se trata de um termo sinônimo de calma e paz, usado pelos marinheiros, a palavra passou também a ser um sinônimo para momentos de tranquilidade na vida de uma pessoa.

Embora não se trate de uma palavra muito usada atualmente, a maior referência que podemos dar sobre bonança é no ditado popular, “depois da tempestade vem a bonança”.

O ditado popular mostra que, da mesma forma como os marinheiros sabiam que depois de uma tempestade em alto mar, o tempo se acalma e tudo volta à normalidade, assim também acontece na vida, quando passamos por momentos difíceis, complicados de serem resolvidos.

Estabelece-se, portanto, um paralelismo com o mundo da navegação, simbolizando que um navio deve atravessar a tempestade se quiser encontrar ventos melhores para dar continuidade à rota traçada. A vida também exige que atravessemos momentos difíceis, se queremos chegar aos melhores.

O ditado é, grande parte das vezes, usado para criar coragem, para incentivar pessoas a se manterem firmes e esperançosas, mesmo que esteja passado por uma fase de muitas tribulações em sua vida.

O termo bonança já foi muito utilizado em músicas, com o sentido de apresentar estado de calma e serenidade, além de ser usado por empresas para mostrar segurança aos clientes, principalmente seguradoras e transportadoras.

Com sua grafia original, em castelhano, “Bonanza” foi o nome de um famoso seriado de faroeste norte-americano, levado ao ar de 1959 a 1973, contando as aventuras de uma família que lutava para se manter na colonização dos Estados Unidos.

O significado de Bonança está na categoria Significados