Significado de Cabal

O que é Cabal

Cabal é o mesmo que completo, definitivo, satisfatório, perfeito. O adjetivo de dois gêneros cabal refere-se ao que está no seu máximo, que atingiu sua plenitude, está completo, concluído.

O significado de cabal é o mesmo de pleno. Algo cabal é algo que chegou ao seu fim, foi terminado, concluído, algo que não deixa dúvidas, não dá margem para incertezas.

Podemos dizer que cabal é aquilo que não tem imprecisão, não tem subterfúgios. O que é cabal está finalizado, acabado, está de acordo com aquilo a que se propõe, nem mais nem menos, de modo certo, perfeito. O que é cabal atingiu sua plenitude, seu auge, atingiu a perfeição, está exato, é incontestável, corretíssimo.

Podemos entender melhor o significado da palavra cabal analisando algumas frases que contém o termo: “Hoje o trabalho foi muito estressante, mas felizmente já está chegando a hora cabal, assim que o relógio indicar dezoito horas, saio correndo daqui e vou para o bar para relaxar um pouco”, ou ainda “Você me enrola muito, eu quero uma resposta cabal, você me ama ou não?”.

Podemos ainda listar alguns sinônimos do termo cabal, tais como: inteiro, acabado, íntegro, concluído, integral, feito, magistral, ideal, especioso, primoroso, impecável, terminado, total, acurado, correto, esmerado, excelente, exímio, exato, irrepreensível, incontestável entre outros.

Cabal é ainda o nome de um mítico animal que faz parte da cultura dos moradores da ilha de Java na Indonésia. Os habitantes da ilha acreditam que os ossos do animal têm poderes sobrenaturais.

O significado de Cabal está na categoria Significados