Significado de Caboclo

O que é Caboclo

Caboclo é uma palavra proveniente do tupi-guarani kareuóka, cujo significado é pessoa de cor de cobre, de tez avermelhada. A partir disso, a palavra foi usada mais com referência aos índios, em virtude de sua pele. Mas alguns discordam sobre a etimologia da palavra.

O que é caboclo?

Caboclo é a palavra usada para identificar uma pessoa descendente da miscigenação de um índio com um branco. A palavra também pode ser aplicada para designar uma pessoa que sempre viveu no sertão brasileiro, que vive de modo rústico, que não foi alfabetizada, que pode ser uma pessoa desconfiada e até mesmo traiçoeira.

O termo caboclo também pode representar a figura de um espírito na umbanda e candomblé, que se apresenta com porte forte, com voz vibrante e que tem as forças da natureza e sabedoria para usar as ervas curativas.

A palavra caboclo pertence ao idioma português falado no Brasil, servindo para designar a sub etnia proveniente da miscigenação, sendo usado desde os tempos da colonização do Brasil pelos portugueses. O termo, atualmente, possui muitas variações, sendo sinônimo de mameluco, de caiçara, de cariboca, de curiboca e de caboco, dependendo da região em que é aplicado.

Embora servindo mais para se referir a pessoas matutas, do interior, ou mais especificamente, os caipiras, o caboclo também pode ser o termo aplicado às pessoas de etnia parda, incluindo os cafuzos, os mulatos e outras sub etnias provenientes dos processos de miscigenação.

Como dissemos anteriormente, a palavra caboclo vem do tupi-guarani, kareuóka, mas essa etimologia não atendeu e não respondeu o que muitos pesquisadores estudaram. Assim, alguns consideram que caboclo é proveniente de kari’boca, palavra que significa “descendente de branco”; ou que, segundo outros estudiosos, que seja proveniente de “kuriboka”, que significa “filho de mãe índia e pai branco”, ou mesmo que possa ter se originado de “caa-boc”, designativo de pessoa que “vem da floresta”.

Para Câmara Cascudo, em seu “Dicionário do Folclore Brasileiro”, a forma certa a ser usada é “caboco”, não tendo encontrado base em todas as outras hipóteses levantadas sobre o origem do termo e afirmando que a origem está mesmo em “caa-boc” e em “kari’boca”, aplicado nas regiões onde é falado.

Caboclo na Umbanda

Na Umbanda e no Candomblé, religiões que derivam dos cultos africanos e que se tornaram parte da cultura afro-brasileira, que sempre foi praticada pelos descendentes dos negros e se alicerçou mais no início do século XX, a figura do caboclo é a de um espírito muito evoluído, muito sábio, que se apresenta incorporando os pais de santo e se mostram como um indígena, responsável por orientar e dirigir as pessoas no plano terrestre, sempre praticando caridade.

O significado de Caboclo está na categoria Significados