Significado de Capixaba

O que é - Capixaba

Capixaba é um substantivo e um adjetivo de dois gêneros. O termo, de acordo com os estudiosos, vem do Tupi kopi’xawa, que significa “plantação, roça”.

O significado de Capixaba é a palavra utilizada para designar a pessoa natural do Estado do Espírito Santo.

Por exemplo: “Meu marido é capixaba e eu sou paulista.”

Por isso, quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba. É claro que o termo, como adjetivo pátrio, pode ser utilizado para qualquer coisa relativa ao Estado do Espírito Santo.

Por exemplo:

“A culinária capixaba é uma mistura da cultura dos colonizadores europeus, dos índios e dos africanos.”

“Experimentei a moqueca capixaba e adorei!”

A palavra “capixaba” era utilizada pelos índios que habitavam as terras onde se Vitória, para se referir a sua plantação de milho e mandioca. A partir disso, a população da cidade passou a chamar os índios que habitavam a região de “capixabas” e logo o nome passou a ser a denominação para todos os moradores do Espírito Santo.

Cabe ainda mencionar que além do gentílico do estado do Espírito Santo ser a palavra capixaba, pode-se utilizar o termo espírito-santense também.

No Brasil, o termo capixaba também pode significar um pequeno estabelecimento agrícola, bem como uma planta euforbiácea.

No Ceará, capixaba é um substantivo masculino com o mesmo conceito de “cangaceiro”.

“Montanhas Capixabas” é o nome de um jornal online que publica notícias diárias relacionadas à região serrana do Espírito Santo. De mesmo nome, “Montanhas Capixabas”, é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 2005 com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo.

“Notícia Capixaba” é também um portal de notícias regionais, mais especificamente na parte Sul e Serrana do Espírito Santo.

Capixaba é o nome de uma cidade localizada no interior do Estado do Acre, fundada em 1992 que faz divisa com os municípios de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri, assim como com a Bolívia (ao sul e ao leste). O gentílico dessa cidade é “capixabense” e, por isso, não deve ser confundido com o gentílico "capixaba” do Espírito Santo.

O significado de Capixaba está na categoria Significados