Significado de Chantagear

O que é - Chantagear

Chantagear é um verbo intransitivo e transitivo direto da língua portuguesa. O substantivo chantagem vem do francês chantage, que significa “obter benefício mediante ameaça”, que é proveniente do verbo francês chanter, que significa “cantar”.

O que é Chantagear:

O significado de Chantagear é o ato de fazer/realizar chantagem, isto é, prometer algo a alguém com o objetivo de que essa pessoa se comporte de determinada maneira.

Um exemplo muito comum é quando uma pessoa ameaça divulgar alguma informação valiosa ao público caso o outro indivíduo não lhe der o que ele está pedindo, como, por exemplo, dinheiro.

Nesse caso, chantagear alguém é obrigar uma pessoa a realizar algo que ela não deseja, mas que precisa ser feito pois ela se sente ameaçada ou com medo.

É claro que o ato de chantagear também pode estar associado com promessas de favores e agrados para que seja possível convencer (forçar) alguém a ter uma determinada conduta.

A expressão chantagem emocional é o tipo de chantagem que envolve os sentimentos de uma pessoa a fim de conseguir algo em troca, especialmente favores ou serviços.

No idioma inglês, o termo blackmail é utilizado para expressar o ato de chantagear.

Sinônimos de chantagear

Alguns sinônimos de chantagear são:

  • Pressionar,
  • Vigarizar,
  • Ameaçar,
  • Extorquir,
  • Intimidar,
  • Caluniar,
  • Explorar,
  • Trapacear,
  • Forçar,
  • Coagir.

Chantageia ou chantagia

Algumas pessoas costumam escrever “chantagia”, mas na verdade essa grafia está incorreta. A forma certa é chantageia, sendo que ela é a forma conjugada do verbo chantagear – utilizada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, assim como na segunda pessoa do singular do imperativo.

Chantagem é crime

No Brasil, chantagear uma pessoa é caracterizado como crime de extorsão, ou seja, constranger alguém através de ameaças (independentemente da natureza) ou violência, com objetivos de obter favores, vantagem econômica ou qualquer outra coisa benéfica para outrem ou para si próprio, é visto como um crime de calúnia e difamação, por isso é imoral.

Ou seja, ameaçar alguém em propagar falsas informações em troca de favores ou dinheiro é crime em território brasileiro.

A pena para o crime de chantagem varia de quatro a dez anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Se o crime de chantagem for cometido por mais de uma pessoa e houver uso de arma, tem-se a pena aumentada de um terço até a metade.

 

O significado de Chantagear está na categoria Significados