Significado de Chula

O que é Chula

Chula é uma palavra que usamos para qualificar alguma coisa como vulgar, de mau gosto, grosseira, ordinária, rude, tosca, burlesca. Chula é algo comum, que não tem valor, algo demasiado popular, rústico, brega.

Chula é o feminino de chulo, e ambos podem ser usados para se referir a uma pessoa, ou um serviço, mercadoria, comportamento, pensamento, composição artística, enfim, qualquer coisa pode ser julgada como chula.

Uma pessoa chula será aquela que não se comporta de maneira adequada, que não sabe se vestir ou arrumar direito o cabelo; uma pessoa pobre, que tem poucos cuidados com o higiene, usa um palavreado vulgar ou se expressa de maneira rude, sem muita articulação. Contudo, chula tem muitas vezes uma denotação pejorativa, e sendo assim, é mais empregada quando se quer ofender ou desqualificar alguém ou alguma coisa.

Dança Chula

Chula também é o nome de uma dança típica praticada no âmbito das tradições gauchescas, portando conhecida por todos que conhecem a tradição gaúcha, tendo sua prática uma maior incidência nos estados do sul, Paraná, Santa Catarina e especialmente no Rio grande do Sul, onde tivemos o berço da dança da chula.

A chula é uma dança de desafio dançada apenas por homens, diferentemente da maioria das danças gauchescas que são dançadas por casais. Na chula, os homens apresentam paços firmes no chão misturados com movimentos que casam com as passadas, de forma a produzir uma sonoridade rítmica que acompanha a música tocada em geral por uma gaita, também chamada de acordeom.

O significado de Chula está na categoria Significados