Significado de Cidadão

O que é Cidadão

Cidadão é um substantivo masculino. O termo tem origem na Antiguidade, quando houve o surgimento de uma organização social específica que se alastrou pelo Mediterrâneo a partir do século IX: a cidade-Estado.

O que é Cidadão:

O significado de Cidadão é todo indivíduo que convive em sociedade – grupo de pessoas que possuem relações recíprocas (colaboração mútua). Isso quer dizer que o cidadão é um habitante de uma cidade.

Todo cidadão tem o direito de gozar de seus direitos civis e políticos do Estado de seu nascimento, bem como deve cumprir com seus deveres para com o Estado.

O ato de cidadania acontece quando o cidadão possui consciência e entende a importância de exercer seus direitos e deveres para com a nação.

Para que haja respeito pela Constituição, o cidadão deve ser educado, instruído e capacitado através das estruturas familiar e escolar.

Um indivíduo, como cidadão, possui direito à vida, à liberdade, à igualdade e também à propriedade perante a lei. Garante seus direitos, assim como participa em mudar ou melhorar o destino da sociedade através do voto e outros direitos políticos.

O plural da palavra cidadão é cidadãos.

Cidadão benemérito

Cidadão benemérito é uma pessoa que praticou serviços importantes ou procedimentos relevantes em prol da sociedade, ou seja, é um indivíduo que merece honrarias.

Por exemplo: “Minha mãe recebeu o título de cidadã benemérita graças aos seus esforços em praticar atitudes voluntárias para com os animais abandonadas de nosso município.”

Cidadão honorário

Cidadão honorário é o nome dado ao título entregue a uma pessoa importante, homenageando por prestar favores, contribuições ou auxílios que contribuem para o desenvolvimento social da sociedade local.

Um cidadão honorário não necessariamente nasceu ou mora no local que tenha prestado algum serviço de relevância, mas com o título de cidadão honorário, a pessoa homenageada se torna conterrânea da terra natal.

O título de cidadão honorário pode ser concedido através da(o):

  • Câmara Municipal da cidade em questão,
  • Assembleia Legislativa de um Estado,
  • Câmara dos Deputados, ou
  • Senado Federal.

Cartão cidadão

Cartão Cidadão (ou Cartão do Cidadão no Brasil) é um cartão fornecido pelo governo do país para proporcionar auxílio aos cidadãos em relação aos benefícios sociais dispostos pelo governo, tais como consulta a quotas do PIS e também informações sobre o FGTS. É uma maneira de administrar os benefícios do indivíduo brasileiro.

Todo e qualquer cidadão brasileiro pode ter um Cartão Cidadão.

Este é emitido pela Caixa Econômica Federal.

O significado de Cidadão está na categoria Significados