Significado de Cidade

O que é Cidade

Cidade é uma área urbanizada onde reside um número considerável de pessoas que exercem diferentes atividades econômicas interdependentes. Uma cidade pode ter uma área pequena e uma população de algumas centenas de pessoas, mas pode ser enorme, compreendendo vários quilômetros de extensão e ter uma população de vários milhões de habitantes.

As maiores cidades do mundo em número de habitantes são: Xangai, uma cidade autônoma, pertencente a China, com mais de 17 milhões de habitantes; Lagos, na Nigéria, com uma pouco mais de 16 milhões; e Karachi, no Paquistão, com quase 14 milhões.

No Brasil, a cidade mais populosa é São Paulo com cerca de 11 milhões e meio de habitantes, sendo a 7ª cidade mais populosa do mundo; seguida pelo Rio de Janeiro com mais de 6 milhões de habitantes e Salvador com quase 3 milhões.

Cidade e Município

Os conceitos de cidade e munícipio estão ligados e relacionam-se entre si, por isso muitas vezes os dois são confundidos. Contudo, apesar da proximidade, eles representam ideias distintas.

A cidade é o agrupamento urbano, em geral concentrado em uma única região, com residências, estabelecimentos comerciais, hospitais, indústrias, ruas e avenidas, calçadas e etc. Já o município, abrange todo o território sob a jurisdição da cidade, compreendendo o interior, as paisagens, as vilas e comunidades afastadas do centro urbano. O município é delimitado por fronteiras políticas, visíveis em um mapa; as cidades ficam no interior do município.

A confusão acontece por que cidade e município podem ser chamados da mesma forma, ou seja, se pode dizer cidade de São Paulo e município de São Paulo, cidade de Florianópolis ou município de Florianópolis, e assim por diante.

História das Cidades

As cidades surgiram junto com o aparecimento da civilização, o que tradicionalmente considera-se ter sido a cerca de 6 mil anos atrás, contudo, essa data pode ser mais antiga. As primeiras cidades surgiram graças à revolução agrícola, que possibilitou que populações caçadoras e coletoras, antes nômades, pudessem agora tornar-se sedentários.

Com a agricultura e vivendo sedentariamente, os humanos desse período começaram aperfeiçoar suas moradias, criando agrupamentos residências cada vez maiores e mais complexos. Esses agrupamentos começaram a exigir uma regulamentação, leis que impedissem arbitrariedades e que organizassem a vida em sociedade; os líderes desses primitivos centros urbanos pouco a pouco foram se transformando em governantes e assim surgiu a cidade.

Costuma-se considerar que as primeiras cidades surgiram na Suméria, região onde hoje se encontra o Iraque. Com os sumérios, surgiu a escrita, a arquitetura, a divisão social em classes, um sistema econômico e vários outros elementos que identificamos na vida de qualquer cidade do mundo nos dias atuais.

As cidades antigas foram ficando cada vez maiores e complexas, e novas cidades foram surgindo por outros cantos do velho mundo. Algumas cidades ficaram muito ricas e poderosas, e ao serem comandadas por líderes ambiciosos começaram a conquistar as cidades vizinhas e impor-lhes tributos, começando assim um processo de expansão imperial, muito comum ao longo de toda a história, que legou muita riqueza e desenvolvimento às cidades imperialistas, mas também muita guerra e sofrimento.

O significado de Cidade está na categoria Significados