Significado de Complemento

O que é Complemento

Complemento é um substantivo masculino que significa acabamento, remate ou algo que completa outra coisa.

O termo é bastante utilizado em formulários de cadastros, principalmente no campo do endereço, uma vez que se define o nome da rua, o número da residência, bairro, cidade e CEP. Neste caso, o campo do complemento serve para ser informado o número do apartamento, nome do prédio ou qualquer outra informação importante que facilite a identificação.

O termo complemento é também empregado na matemática quando um ângulo geométrico é somado a outro e forma um ângulo de 90º ou reto, ou seja, resulta em ângulos complementares. Porém se a soma dos ângulos formarem 180º é considerado ângulos suplementares.

No campo da informática, o complemento é uma espécie de nova funcionalidade disponibilizada pelo navegador ou browser para facilitar o acesso e promover maior segurança no acesso ou bloqueio de determinados sites.

Desta forma, é possível bloquear propagandas, impedir o aparecimento de janelas pop-up ou mesmo obter informações específicas que são de interesse especial do usuário. Assim, cada navegador possui os seus modelos de extensões que são criados e desenvolvidos para melhorar a experiência individual de cada cliente.

Na Biologia, o complemento é um tipo de componente do plasma que pode causar a morte das bactérias. Este modelo envolve cerca de 20 proteínas, as quais circulam tanto no sangue, quanto nos tecidos.

O sistema de complemento biológico foi descoberto pelo imunologista belga Jules Bordet (1870 – 1961) que ainda observou que a ativação pode ser realizada por meio de três diferentes vias, a saber: clássica, alternativa e lectina.

Emprega-se o termo complemento na moda onde se diz que uma determinada peça de roupa ou composição de figurino pode receber um complemento, ou seja, outra peça ou acessório que agregue mais valor e beleza para a pessoa que venha a utilizar, independente se é um homem ou mulher.

Da mesma forma, o termo pode também ser utilizado com sentido semelhante na gastronomia onde um prato ou bebida pode ser o complemento, para ser servido em um almoço ou jantar como, por exemplo, “comer um delicioso prato de macarrão, com um vinho chileno”, sendo que o complemento aqui é a bebida que “completa” a refeição.

Complemento Nominal

Entende-se por complemento nominal o termo de uma oração que complementa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio, por meio de uma preposição. Por exemplo: João Henrique tem muito orgulho do filho (Orgulho = substantivo e do filho = complemento nominal).

Complemento Verbal

O complemento verbal é o termo que complementa o verbo transitivo dando indicação e informação a ação de um sujeito. Por ora, existem dois modelos desse complemento: objeto direto (também conhecido como complemento direto) e o objeto indireto (ou então complemento indireto).

Como exemplo tem-se: O gato arranhou o cachorro (Objeto direto = o cachorro)

Objeto Direto

O objeto direto é ligado imediatamente ao verbo sem a necessidade de usar uma preposição. Por isso se diz que ele complementa o verbo transitivo direto. Por exemplo: Joana come pasteis (Pasteis é o complemento, pois quem come, come alguma coisa).

Objeto Indireto

O Objeto indireto necessita da preposição como o complemento dos verbos transitivos indiretos. Por exemplo: O menino tinha medo de escuro (de escuro é o complemento).

O significado de Complemento está na categoria Significados