Significado de Complexo de Inferioridade

O que é Complexo de Inferioridade

Complexo de inferioridade é uma expressão. Complexo é um adjetivo e substantivo masculino com origem no Lati complexus, que significa “o que rodeia, o que inclui”.

Já inferioridade é um substantivo feminino que se deriva da palavra inferior que, por sua vez, tem origem no Latim inferus, que significa “o que está abaixo”.

O significado de Complexo de inferioridade está associado com a área da Psicanálise. É um sentimento que se refere a uma pessoa que sente que é inferior aos outros indivíduos.

Pode-se caracterizar um indivíduo com complexo de inferioridade através dos sintomas básicos e de comportamentos e ações que este toma:

  • Idealiza as virtudes dos outros,
  • Minimiza os defeitos alheios,
  • Possui uma visão distorcida de si mesmo(a),
  • Sente insegurança pessoal,
  • Possui baixa estima,
  • Tem sensação de culpa e tristeza,
  • Afasta-se de seus contatos sociais.

Foi o psicólogo austríaco Alfred Adler que criou a expressão “complexo de inferioridade”, que, em sua opinião, tem seu desenvolvimento principalmente durante a infância, pois este complexo faz uso de fatores externos, experiências e críticas negativas que foram recebidas pela criança, por exemplo, ofensas e humilhações constantes e falta de incentivo e apoio.

A inferioridade pode ainda aumentar em situações em que a criança é exposta a outros ambientes sociais e sofre com comentários e comparações negativas em frente a outras pessoas.

O complexo de inferioridade acontece de maneira inconsciente, causando um bloqueio na fase adulta daquela pessoa. O que ela passou na infância fará com que ela se sinta incapaz de realizar diversas atividades ou mesmo de acreditar que ela faz ou produz algo bom ou correto.

Uma personalidade com complexo de inferioridade pode buscar:

  1. Ter o reconhecimento de alguma coisa,
  2. Demonstrar o sentimento de inveja por alguém,
  3. Manter um nível de perfeccionismo em sua relação com outras pessoas,
  4. Ter o costume de comparar-se com outras pessoas.

A pessoa com este problema pode fazer uso de frases como “não sirvo para isso”, “não sou capaz” ou “não posso”, entre várias outras crenças negativas sobre si mesmo e suas potencialidades.

Na realidade, o complexo de inferioridade está associado com a autossabotagem, pois o pessimismo da própria pessoa faz com que uma “aura” de má sorte a envolva.

Tratamento do Complexo de inferioridade

O complexo de inferioridade tem cura. Por isso, é importante saber como tratar corretamente para se conscientizar do problema e iniciar a luta contra tal.

Dessa forma, o primeiro passo é ter um acompanhamento com um psicólogo, pois é este profissional que oferecerá todas as orientações e apoio para compreender o complexo de inferioridade como um todo e buscar as formas de superação que serão mais simples para cada caso.

Um dos exemplos de superar é adotar atitudes mais positivas e construtivas no dia a dia, especialmente em relação à imagem, desejos e sentimentos.

Embora o tratamento possa ser lento, ele será eficaz desde que o paciente se dedique ao máximo. É importante que o profissional qualificado de Psicologia saiba de circunstâncias – pessoas, no caso – que possam contribuir para o agravamento ou retrocesso do tratamento, através de comentários, gestos ou atitudes que provoquem suas fraquezas e defeitos.

A pessoa com complexo de inferioridade precisa receber o apoio de pessoas próximas e que se importem com sua melhora.

Complexo de superioridade

O complexo de superioridade é uma expressão que está relacionada ao complexo de inferioridade, classificando-se como um mecanismo de defesa subconsciente presente em alguns indivíduos que sofrem com o complexo de inferioridade.

Um indivíduo com este complexo de superioridade tem como características:

  • A arrogância, a prepotência ou a insolência,
  • Comportamento de vaidade ou orgulho exagerado,
  • Divagações,
  • Extravagância visual para chamar a atenção,
  • Mania de desacreditar nas opiniões de outrem,
  • Intolerância extrema.

Uma pessoa com complexo de superioridade acaba projetando as suas próprias características negativas em outros indivíduos, julgando-os como mais fracos ou inferiores.

O significado de Complexo de Inferioridade está na categoria Significados