Significado de Contingência

O que é Contingência

Contingência é uma palavra que chega até o português derivada do verbo latim contingere, um verbo composto por co e por tangere. Enquanto co é uma preposição que possui o sentido de “junto de”, tangere é um verbo que, em português, é traduzido como “tocar”.

Assim, o significado de contingência, se seus elementos formadores latinos forem considerados de maneira literal, é “tocar junto”.

O que é Contingência

Contingência é a característica do que é contingente, do que pode ocorrer, mas não necessariamente. A contingência é um acaso, uma eventualidade.

Em outras palavras, contingência é uma forma de se preparar para não ser pego de surpresa pelas voltas que a vida dá.

Por isso, é comum ouvir falar em plano de contingência, que é um plano para casos de emergências. Também existe a expressão fundo de contingências, que diz respeito a determinada quantia de dinheiro que está guardada para o caso de eventuais necessidades.

Em muitos casos de greve, há a contingência, que é uma porcentagem de pessoas que trabalham para que os serviços essenciais não fiquem totalmente paralisados. Precisam de uma equipe de contingência em caso de greve profissões importantes para o bem estar da população, como médicos e policiais. O mesmo acontece com bancos, pois suas atividades são essenciais para o desenvolvimento de um país.

Contingência, na área do comércio, é o nome dado a uma cota, a uma reserva de produtos. Essa reserva é feita com produtos importáveis e exportáveis, em países protecionistas e serve para aumentar o preço de venda de um produto interno no exterior.

Dentro do campo de estudos da Psicologia, o termo contingência é utilizado na área de Análise Comportamental, para designar a relação de dependência que existe entre determinados eventos na vida daquela pessoa. Nessa mesma área existe ainda o termo “tríplice contingência”, que está relacionado à interdependência que pode existir entre estímulos.

Já nos estudos do ramo da Lógica, uma contingência é uma proposição que, por si só, não é válida, uma vez que depende de diversas circunstâncias. Em alguns casos ela é verdadeira, em outros, ela é falsa.

O significado de Contingência está na categoria Significados