A cor preta está ligada ao respeito, mortesolidão, medo, isolamento e seriedade. Esse termo se origina no latim antigo, pressus, termo que significa comprido ou apertado.

A cor preta é a junção de todas as outras cores, embora a mesma possa ser obtida apenas através das três cores primárias como azul (ciano), amarelo e magenta (vermelho). Esse método é muito usado por artistas plásticos e pintores.

O preto é a mais escura das cores existentes. Ela tem como propriedade a absorção de todos os espectros luminosos e simultaneamente não reflete nenhum, por isso a cor preta também é considerada como a ausência de cor ou a ausência de luz.

A cor preta também se relaciona com tristeza e reverência, por isso o preto é comumente usado para expressar o luto, principalmente nas culturas orientais, embora existam outras culturas que usem o branco com esse propósito.  Na astrologia, a cor preta está ligada ao signo de Capricórnio e muitas vezes também traz à ideia de silêncio.

Utilizar a cor preta para se vestir é considerado em muitos casos sinal de elegância e dignidade e, além disso, ela também pode fazer com que a pessoa que a esteja usando pareça mais magra do que realmente é.

O preto também está muito presente no mundo do Rock. É comum que roqueiros de diferentes gostos musicais como o Rock Clássico, Metal e o Gótico utilizem peças de vestuário como blusas, jaquetas, calças e botas na cor preta.

Usar roupas na cor preta em dias de calor não é recomendado, pois a coloração preta absorve a radiação solar e desta forma a sensação térmica produzida será muito maior do que se estivesse usando outras cores. Nesses dias, o melhor é optar por cores mais leves que possam refletir mais luz, porém cores muito claras como o branco não são recomendas por não oferecem proteção à pele contra a radiação solar.

No campo do marketing o preto é ideal para promover produtos de luxo e sofisticação, já que essa cor também está associada à nobreza.

A cor preta pode representar o mau e o azar, além de muitos outros aspectos negativos da natureza humana. Por esse motivo é normal ver o preto sendo usado como vestimenta para representar vilões, como Darth Vader. Ela também se relaciona com símbolos de má sorte em algumas culturas, como um gato preto por exemplo.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.