Significado de Cor Roxa

O que é Cor Roxa

cor roxa geralmente é ligada ao mundo místico, significando magia, mistério e espiritualidade - é uma cor que geralmente transmite a sensação de introspecção e tristeza, estimulando o contato com o lado espiritual.

Também representa a purificação do corpo e da mente, proporcionando a libertação de inquietações e medos. É a cor da transformação e pode ser melancólica e depressiva se usada em excesso.

O roxo é usado pela a Igreja católica durante as missas em reverência aos mortos ou no período da quaresma, quando os sacerdotes usam acessórios roxos e as igrejas são decoradas com a mesma cor, da mesma forma, todas as imagens de santos são cobertas com panos roxos. Na doutrina católica a cor roxa é um sinal de penitência e melancolia.

Podemos obter a cor roxa através da mistura do vermelho e azul. Ela está associada aos signos de peixes, aquário e sagitário.

A cor roxa na umbanda

O roxo e o lilás na umbanda são consideradas a mesma cor. É uma cor misteriosa - relacionada aos pensadores; quem usa o roxo quer atingir o poder, pois remete ao místico, mistério e à nobreza. É a cor da transformação, substituindo assim o preto.

Os umbandistas usam o roxo durante os rituais para pedidos de curas físicas. É a cor de nanã e Obaluave.

Significado da cor púrpura

A palavra púrpura é um substantivo feminino que significa cor vermelha, escura e vibrante, com tendência para o roxo. Ela é extraída de moluscos do gênero Purpura Ostro. Esse pigmento é tão caro que antigamente era usado somente em roupas dos imperadores e líderes eclesiásticos.

Como não há regulamento para a definição de cores, geralmente as pessoas confundem as cores que vêm da mistura do vermelho, azul com o roxo, lilás, violeta e púrpura - como se fosse uma cor só.

Podemos considerar a cor púrpura e o roxo como semelhantes, pois ambas vêm da mistura equilibrada entre o azul e o vermelho.

Púrpura significa:

  • Intuição e espiritualidade, pois é considerada a cor da magia, do mundo metafísico e da alquimia. É excelente para a cura dos níveis emocionais, físicos e mentais, ajuda a encontrar novos caminhos e eleva a espiritualidade.
  • Mistério, pois eleva a sensação de personalidade e individualidade.
  • Simboliza dignidade, respeito, devoção, sinceridade, purificação e transformação.

Significado da cor lilás

Considerando que as cores - magenta ou púrpura tenham ambas mais vermelho, do que o azul em sua mistura, podemos dizer que o lilás ou anil tendem mais para o azul, pois essa cor é predominante.

Sendo assim, o lilás é o roxo, que pende para o azul e trata-se de uma cor metafísica, assim como o roxo e púrpura, estão muito ligados a espiritualidade, a alquimia e a magia - sendo excelentes para a purificação mental a elevação da intuição espiritual

Lilás simboliza

  • Respeito,
  • Dignidade,
  • Devoção,
  • Piedade,
  • Sinceridade,
  • Espiritualidade,
  • Purificação
  • Transformação.

A cor lilás é excelente para locais de meditação, mas se vista por muito tempo pode causar depressão ou melancolia.

O significado de Cor Roxa está na categoria Significados