Significado de Cores

O que é Cores

Cores são percepções visuais originadas por feixes de fótons sobre as células presentes na retina do olho humano, que são transmitidas e pré-processadas pelo nervo óptico e geram impressões no sistema nervoso e respectivamente para o cérebro. A forma mais simples de compreender o significado das cores é com a seguinte simplificação: “as cores são a maneira como nossos olhos filtram a luz”. Sob esta ótica fica mais fácil compreender o papel das cores e o seu significado para as pessoas.

As cores dos objetos são determinadas pelas taxas médias de frequência de ondas que as suas moléculas são capazes de refletir. Por exemplo, um objeto terá determinada cor somente se suas moléculas forem capazes de absorver aquela cor. As cores também estão diretamente ligadas com os comprimentos de onda do chamado espectro eletromagnético.  Sabe-se que a cor branca é o resultado da sobreposição de todas as outras cores, e o preto, a ausência delas.

Cores primárias, secundárias e terciárias

As cores primárias são as consideradas puras, ou seja, que não é resultado da mistura entre outras cores. Já as cores secundárias são o resultado da mistura entre cores primárias, como por exemplo: o verde nada mais é do que a mistura do azul com o amarelo, assim como a cor roxa é o resultado da mistura entre o vermelho e o azul. As cores terciárias, por sua vez, são consideradas a mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. Alguns exemplos de cores terciárias são o oliva (resultado de amarelo + verde), celeste (mistura do azul + ciano) e violeta (mistura do azul + magenta).Também existem as cores neutras, tida como o branco e o preto.

Cores quentes e frias

O significado das cores quentes e frias está associado à ligação que o cérebro faz com os ambientes. Por exemplo, as cores que remetem à luz e ao sol, tal como amarelo, vermelho e laranja causam uma sensação de calor, de intensidade e causam instigação no cérebro humano, uma vez que estão associadas a elementos quentes e/ou que emitem luz. Já as cores frias remetem ao gelo, ao mar, à neve e ao frescor, tal como os tons de azul, roxo e verde.

As cores quentes e frias estão diretamente ligadas com as sensações climáticas e de temperatura associadas às cores dos elementos que circundam a vida humana. Sol, vulcões, luz, fogo e brasa são elementos quentes (e suas cores são percebidas assim), assim como o gelo, o céu azulado, as cores dos rios, oceanos e da natureza (tons de verde) representam o frescor e o frio.

Significado psicológico das cores

Além disso, ao longo da histórias as cores também foram associadas a elementos psicológicos que posteriormente foram estudados e constituíram o que hoje é chamado de psicologia das cores, conceito utilizado por muitas organizações e empresas. Alguns exemplos dos significados das cores para as pessoas são:

Amarelo é a cor mais brilhante, que significa o acolhimento, felicidade e também estimula as pessoas. Segundo estudos, o amarelo também deixa as pessoas mais falantes, chama a atenção e promove a sensação de otimismo e esperança.

Azul significa a calma, a confiança e a segurança, além de estimular a criatividade, a espiritualidade e a contemplação. É uma cor não invasiva, além de ser a mais preferida das pessoas.

Roxo significa a nobreza, a riqueza, o sucesso e a sabedoria, além de estimular uma área no cérebro responsável pela resolução de problemas e pela instigação à criatividade.

Verde significa equilíbrio, está ligado diretamente à natureza, à estabilidade, também sendo associada à tranquilidade e à saúde. Também representa o crescimento, a vitalidade e a fertilidade, tendo um efeito natural que leva as pessoas a acalmarem-se devido a sua associação entre natureza e equilíbrio.
 

O significado de Cores está na categoria Significados