Significado de Cosmos

O que é Cosmos

Cosmos ou cosmo significa o universo em seu todo, ou seja, é tudo aquilo que existe no universo formado por matéria e energia.

Essa palavra provém do Grego antigo Kósmos, que exprime o sentido de beleza, ordem ou harmonia do Uno.

O universo, em seu sentido filosófico, é dividido em microcosmo e macrocosmo. Microcosmo significa “pequeno mundo”, ou seja, seria uma síntese do ser humano como manifestação desse mesmo universo.

Já o macrocosmo representa o “grande mundo”, todo o universo em sua extensão. Ele é visto como algo orgânico em contraposição ao microcosmo, ou seja, o homem.

Foi Pitágoras, filósofo grego, quem usou pela primeira vez a palavra “cosmos” para fazer referência ao universo. Já o astrônomo Carl Sagan traduziu o termo como "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo o que será". 

No campo da Física, cosmos tem um significado bem diferente. A Física enxerga os átomos como sendo parte do microcosmo, enquanto o macrocosmo está mais ligado aos corpos celestiais, o universo e as galáxias.

Cosmologia é a disciplina que estuda a estrutura do universo. Ela procura desvendar a sua origem, evolução e composição.

Cosmos também foi o nome de uma série de TV americana lançada no ano de 1980, criada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan. A série tratava de diversos assuntos relacionados ao mundo cientifico, assim como a origem da vida na terra e seu futuro.

No Brasil, em 2008, o canal da TV Escola apresentou os 13 capítulos da série dublados em sua programação. 

O significado de Cosmos está na categoria Significados